quinta-feira, 23 janeiro 2025

A ATUALIDADE

Rússia e a Guiné Equatorial debatem exploração e extração de hidrocarbonetos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os governos da Rússia e da Guiné Equatorial discutiram hoje vários projetos de exploração e extração de hidrocarbonetos no país africano, no âmbito da Semana Russa da Energia, que decorre em Moscovo.

O ministro das Minas e Hidrocarbonetos da Guiné Equatorial, Antonio Oburu Ondo, reuniu-se hoje com o vice-primeiro-ministro russo, Alexandr Novak, noticia a agência de notícias EFE, citando um comunicado de Moscovo.

As duas partes discutiram as condições em que as empresas russas participarão em “projetos de exploração e extração de hidrocarbonetos no território da Guiné Equatorial”, segundo a mesma nota.

Novak mostrou-se igualmente interessado nas perspetivas de fornecimento de equipamento industrial russo, incluindo o necessário para a exploração de campos de petróleo e gás.

Entre os temas abordados, destaque para a possibilidade de participação de empresas russas na produção de gás natural liquefeito, para a construção de instalações de produção de energia solar e para a cooperação nuclear para fins pacíficos.

Os dois responsáveis falaram, ainda, da cooperação no âmbito da aliança OPEP+ e destacaram o seu papel no equilíbrio entre a oferta e a procura no mercado petrolífero.

Ondo também aproveitou a oportunidade para informar que Malabo e a Lukoil Corporation, que já tentou, sem sucesso, participar num concurso em 2019, estão em negociações sobre projetos de gás, incluindo o seu transporte.

O ministro descreveu as negociações como “muito intensas” e disse que continuarão em novembro.

O ministro das Minas e Hidrocarbonetos da Guiné Equatorial apresentou diferentes projetos na capital russa a outras empresas, como a Novatek, o maior produtor independente de gás natural, e a Rosgeologia, uma holding de empresas que se dedicam à prospeção geológica.

Atualmente, a Rússia exporta principalmente produtos farmacêuticos, minerais e adubos químicos para a Guiné Equatorial.

Em meados de 2023, Ondo já discutiu projetos conjuntos na Rússia com empresas petrolíferas russas, mas também com empresas mineiras.

Na véspera, o Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, apelou às grandes empresas russas para participarem na prospeção e exploração dos recursos naturais do país, o que deverá incluir a transferência de tecnologia.

“Convidamos as empresas russas e de outros países amigos a colaborar, não só na produção de energia, mas também na prospeção e exploração dos nossos recursos de gás e petróleo”, afirmou num discurso na sessão plenária da Semana da Energia, onde partilhou o palco com o homólogo russo, Vladimir Putin.

Obiang, que agradeceu ao chefe do Kremlin o envio de instrutores militares para o país, convidou Putin a visitar a Guiné Equatorial, que nunca assinou o tratado fundador do Tribunal Penal Internacional, que ordenou a detenção de Putin por crimes de guerra na Ucrânia.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dje d Soncent
6 days 3 hours

Mulheres no poder

Julio Goto
6 days 3 hours

...Desrrespeito Nacional .Ausencia da TCV/RTC num mundial.Somos Proficionais Amadores ou o Deus Dará.

Terra
9 days 12 hours

Ha muitos que estou apagar por essas brucracia e falsificar os documentos?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos