domingo, 28 dezembro 2025

A ATUALIDADE

Autárquicas 2024/Santa Catarina: Aquilino Varela desiste da candidatura à presidente da câmara

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O professor universitário Aquilino Varela confirmou hoje à Inforpress a desistência da sua candidatura independente "Iniciativa Cidadã" à presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, no interior de Santiago, nas eleições autárquicas de 01 de Dezembro.

“A política suja existente em Santa Catarina já não é de novo. [Em Santa Catrina] há todo cartório político no bojo do qual o presidente José Alves Fernandes suicidou-se, não houve uma responsabilidade política, e os ‘modi operandi’ [modo de fazer, em português] continuam com macumbaria e com mercearia eleitoral”, começou por justificar Aquilino Varela.

“(…) Ninguém deve ir para a política sem estabelecer um limite ético e moral, embora que como cientista político sei que política não é negócio da moralidade, mas recuso ir dar o meu do meu tempo, ir dar o melhor das minhas capacidades num contexto em que que a suja politica reina, a mercaria eleitoral é levada ao seu extremo”, acrescentou.

Relativamente às negociações que anunciara para a fusão do movimento independente que liderava com a candidatura independente “Santa Catarina Acima de Tudo e Para Todos”, de Félix Cardoso, segundo ele falharam, daí que não vai formalizar a candidatura e nem apoiar outros candidatos em Santa Catarina.

“Não há espaços para negociações quando se assina pelo diapasão existente”, disse Varela, numa alusão “à macumbaria e à mercearia eleitoral”, que considerou de “ramificações da política suja existente em Santa Catarina”.

Aquilino Varela, que tem comentado a vida política nas rádios e televisões do país, ia fazer a dupla com o também docente universitário Paulo Jorge Borges, para Assembleia Municipal de Santa Catarina.

Com esta desistência, em Santa Catarina ficam na corrida a candidatura de Jacinto Horta, que vai encabeçar a lista do Movimento para a Democracia (MpD, poder), da engenheira agrónoma Adalgisa da Veiga Monteiro, para União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição), do actual deputado nacional Armindo Freitas, para Partido Africado da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), e do jurista Félix Cardoso, pelo movimento independente “Santa Catarina Acima de Tudo e Para Todos”, estes dois últimos concorrer pela segunda vez.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Lima
1 month 9 days

Porque a Câmara Municipal não cumpre o Codigo de Postura, caçando os cães Pitbulls?.. O Codigo está letra morta? Me ...

Isabel
1 month 11 days

A educadora Erica Correia chama a atenção sobre educação das crianças que, mal orientadas ,podem deixar marcas para a ...

Terra
1 month 13 days

Continuasao de bom trabalhos Cabo Verde para todo os que querem ser parte da limpeza dos bandidos e fascista ?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos