Os porto-novenses mostraram-se esta terca-feira preocupados com a ocorrência, nos últimos tempos, de vários casos de suicídio no município do Porto Novo, em Santo Antão, e exortaram as autoridades a apostarem na prevenção deste fenómeno.
Por ocasião do Dia Mundial de Prevenção contra o Suicídio, que se assinala hoje, a Inforpress ouviu os munícipes que se mostraram preocupados com a frequência de casos no concelho do Porto Novo, defendendo a necessidade de se fazer um trabalho de sensibilização junto desta camada social.
Pelo menos, quatro casos de suicídio foram registados nos últimos tempos no concelho do Porto Novo, que deixaram abaladas as pessoas, que clamam pela intervenção das autoridades competentes para a prevenção deste mal, o qual atinge os jovens.
Através de uma nota de imprensa, o Ministério da Saúde disse que o suicídio é um fenómeno complexo e multidimensional e, como tal, deve ser compreendido a partir dessa perspectiva.
“Além disso, é um problema de saúde pública, uma vez que os seus efeitos atingem toda a sociedade”, explicou a nota, segundo a qual é “importante estar atento aos factores sociais de risco associado ao suicídio”.
O Ministério da Saúde disse que as intervenções focadas nas famílias e nas comunidades têm maior impacto do que as centradas exclusivamente nos indivíduos.
Este ano, a data é assinada sob o lema "Mudando a Narrativa sobre o Suicídio", propondo a Organização Mundial da Saúde o reforço da conscientização sobre a importância de reduzir o estigma e encorajar conversas abertas para prevenir suicídios.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments