O PAICV criticou hoje, em São Domingos, especificamente na localidade de Rui Vaz, a falta de resposta do Governo às pragas que vêm atingindo os agricultores de sequeiro da região.
A crítica foi feita pelo deputado Manuel Brito, à margem da reunião ordinária descentralizada da Comissão Política Regional de Santiago Sul do maior partido da oposição, acompanhada de uma visita à comunidade de Rui Vaz, a fim de auscultar a população.
Com a chegada da época das chuvas, segundo o deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), os agricultores da região de Santiago Sul expressam preocupações crescentes quanto à infestação de pragas que têm afetado suas plantações.
Além das pragas, os agricultores também pedem apoio em outros aspectos vitais da produção agrícola.
“A população fala também da necessidade de apoios a nível de sementes, de cordas, para plantação de batata porque aqui é uma zona em que trabalham muita agricultura de sequeiro, que é a fonte de rendimento”, indicou Manuel Brito.
Por isso, o parlamentar destacou a “necessidade urgente” de medidas eficazes para combater essas pragas de forma definitiva, especialmente a lagarta do cartucho, que continua a ameaçar as plantações.
“Todos os anos tem esta praga lagarta de cartucho que ataca o cultivo de sequeiro e até ainda o Governo não conseguiu dar respostas para eliminar definitivamente as pragas”, criticou.
Manuel Brito lembrou que a falta desses insumos pode “comprometer gravemente” a produção e, consequentemente, a economia local.
Relativamente a questões autárquicas, o deputado reiterou que o PAICV almeja manter o controlo das três câmaras municipais de Santiago Sul, ou seja, Praia, Ribeira Grande de Santiago e São Domingos.
Conforme afirmou, o partido está a organizar suas estratégias e intensificando o contacto com a população local para fortalecer sua posição e renovar os mandatos nas próximas eleições.
"O PAICV, após liderar as câmaras em Santiago Sul, tem realizado um excelente trabalho em todos os conselhos, e estamos confiantes de que estamos em condições de renovar o mandato nestas áreas", declarou Manuel Brito.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments