sábado, 13 setembro 2025

A ATUALIDADE

Venezuela: Bolivia felicita Maduro após validação de resultados eleitorais

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
facebook sharing button
A Bolívia felicitou  este domingo o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e disse respeitar a "decisão soberana" do Supremo Tribunal de Justiça, que validou a sua vitória nas últimas eleições, rejeitando "qualquer tentativa de interferência" nos assuntos internos da Venezuela.

“A Bolívia defende o princípio da autodeterminação do povo e do respeito pela soberania. Nesse sentido, rejeita qualquer tentativa de interferir na política dos nossos países e apoia as instituições democráticas da República Bolivariana da Venezuela", escreveu o Presidente boliviano, Luis Arce, na rede X.

Da mesma forma, o ministro dos Negócios Estrangeiros boliviano, referiu também no X que a Bolívia saúda e respeita a “decisão soberana” do Supremo da Venezuela, que ratificou Maduro como vencedor nas eleições realizadas em 28 de julho, apesar das denúncias de fraude declaradas pela oposição.

Na Bolívia, o ex-Presidente Evo Morales (2006-2009) também se pronunciou há dias, felicitando Maduro e salientando que o tribunal decidiu de forma “clara, definitiva e inapelável”.

Por sua vez, o ex-Presidente Jorge “Tuto” Quiroga (2001-2002) descreveu a decisão como um “golpe de togas contra a soberania popular na Venezuela”.

Na quinta-feira, o Supremo Tribunal validou os resultados anunciados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que proclamou Maduro como vencedor para um terceiro mandato consecutivo de seis anos no poder.

A validação dos resultados foi qualificada como fraude pela oposição, que insiste na vitória do candidato Edmundo González Urrutia.

Vários governos da região, como a Argentina, Costa Rica, Chile, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai manifestaram a sua posição de não endossar a posição da Justiça venezuelana sobre as eleições presidenciais.

Estes países questionaram a decisão do tribunal venezuelano, sobre o qual alertaram para a sua “falta de independência e imparcialidade”.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
4 days 1 hour

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
6 days 7 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
6 days 11 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos