sexta-feira, 15 novembro 2024

A ATUALIDADE

Diretor-geral da Defesa portuguesa defende apoio ao “porta-aviões” Cabo Verde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O diretor-geral de Política de Defesa de Portugal, Nuno Lemos Pires, defendeu nesta terça-feira mais apoio externo a Cabo Verde, que comparou a um porta-aviões que faz a segurança no meio do Atlântico.

“Está estacionado num sítio onde controla, por exemplo, as rotas do narcotráfico, onde pode vigiar cabos submarinos, é um porta-aviões que pode olhar bem para o espaço, muito bem localizado para fazer lançamentos de satélites ou para receber imagens do espaço”, disse o major-general, à margem de uma apresentação sobre geopolítica no Centro Cultural Português, na Praia.

Lemos Pires defendeu o valor do arquipélago, com o qual “a comunidade internacional tem muito a ganhar” e disse esperar que a União Europeia (UE) “dê uma medida de assistência a Cabo Verde para poder criar maior capacidade nessa área” da segurança. 

“Esperemos também que países como os Estados Unidos, que ajudam na manutenção de meios e formação, sejam importantes” no processo, indicando que Portugal ajuda o país com meios (aéreos e navais) que têm passado pelo arquipélago em exercícios de segurança e ações de formação – além do apoio da Cooperação Portuguesa a todas as áreas da governação.

“Sabemos da escassez de recursos de Cabo Verde, mas achamos que há um efeito exponencial” se o país receber “alguns meios, mesmo que sejam pequenos, mas bem geridos”, disse.

Lemos Pires considerou importante respeitar o papel que Cabo Verde tem desempenhado - através de vários programas e iniciativas - na segurança do “flanco sul da NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte]”, concluindo que “ninguém está a dar nada a ninguém: estamos a construir um futuro que é de todos”.

Cabo Verde é um dos membros do Atlantic Center - Centro do Atlântico, iniciativa do Estado português destacada por Lemos Pires, que congrega 23 países e que age como catalisador, fazendo as pontes entre instituições e países na definição de políticas comuns para o Atlântico.

O papel de Cabo Verde foi destacado aos jornalistas, após uma apresentação de Nuno Lemos Pires sobre a atualidade geopolítica mundial, com dezenas de alunos de escolas da Praia na plateia, e em que a defesa dos oceanos foi apresentada como uma das prioridades na preservação de recursos para a sobrevivência da humanidade.

 

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
2 days 13 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
4 days 12 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
12 days 10 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos