O comandante Pedro Pires, ex- Presidente da República e Primeiro-ministro de Cabo Verde entre 1975 e 1991, se encontra bem e estável no Hospital Central Agostinho Neto, na Praia, onde permanece internado desde quinta-feira, na sequência de uma queda que sofreu na sua residência.
Segundo uma fonte familiar revelou ao Asemanaonline, Pedro Pires deve ser submetido a uma intervenção cirúrgica ainda neste domingo. « Pedro Pires será operado na manhã deste domingo. Ele está estável e sempre optimista que tudo irá correr bem. Depois da cirurgia daremos mais notícias sobre o evoluir do seu estado de saúde», prometeu a mesma fonte.
Na sequência desta queda, Pedro Pires cancelou, no entanto, na qualidade de Presidente da Fundação Amilcar Cabral(FAC), a sua viagem no dia 10 de março rumo à República de Angola, onde iria participar, no dia 12, num Colóquio Internacional organizado pelo Governo angolano, que assinala o centenário de Amilcar Cabral. Com o lema «A Tragetória e Dimensão Política, Ética, Humanista e Pan-africanista de Amilcar Cabral», a figura de Amilcar Cabral vai ser condecorada pelo Estado angolano enquanto fundador das nacionalidades de Cabo Verde e Guiné-Bissau, pan-africanista e teórico da luta da libertação dos povos.
Conforme noticiou este primeiro diário cabo-verdiano em linha, a queda aconteceu em casa, durante a noite e levou à hospitalização, na quinta-feira, do estadista e combatente pela independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde.
«Pedro Pires, com 89 anos neste momento, foi Presidente cabo-verdiano durante dois mandatos, entre 2001 e 2011, eleito com o apoio do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), já depois de ter ocupado o cargo de Primeiro-ministro entre 1975 e 1991».
Atualmente lidera a Fundação Amílcar Cabral e está à frente do Instituto Pedro Pires para a Liderança (IPP), criado pelo próprio com a missão de “formar jovens líderes e consolidar o processo de desenvolvimento de Cabo Verde e da África”.
03 de março 2024
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments