O Presidente cabo-verdiano disse esta quarta-feira estar “otimista” quanto ao futuro das relações do arquipélago com os Estado Unidos, após a eleição de Trump, considerando-as imunes a mudanças de liderança e baseadas numa diáspora influente.
“São relações muito sólidas, excelentes” e “históricas”, disse José Maria Neves, à margem de um evento público, na Praia, já depois de ter divulgado uma carta de felicitações dirigida ao novo Presidente eleito dos EUA.
“Temos uma importante e influente comunidade nos EUA, de modo que estou otimista [em] que as relações vão continuar no mesmo patamar, independentemente de quem esteja num determinado momento a liderar” o país, disse.
Neves apontou a presença de descendentes de cabo-verdianos eleitos em vários cargos públicos nos Estados Unidos, assim como em posições nos dois partidos políticos dominantes, para dizer que “a comunidade deve ser muito positiva, deve continuar a participar, envolvida”.
Segundo o chefe de Estado, a diáspora cabo-verdiana deve “continuar a ganhar cada vez mais influência e mais poder: a melhor forma de contribuir para o desenvolvimento de Cabo Verde é estarem bem integrados social e economicamente e influenciar também as autoridades norte-americanas, no sentido de uma cooperação estratégica entre os dois países”.
“As instituições [nos EUA] são muito fortes, a sociedade civil é muito forte”, acrescentou.
O republicano Donald Trump foi eleito 47.º Presidente dos Estados Unidos após as eleições de terça-feira, tendo já conquistado mais dos 270 votos do colégio eleitoral necessários, quando ainda decorre o apuramento dos resultados.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments