quinta-feira, 19 setembro 2024

A ATUALIDADE

Porto Novo: Produtores de grogue insistem na antecipação do início da safra de cana sacarina para Dezembro

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os produtores do grogue no município do Porto Novo insistiram esta terça-feira na necessidade da antecipação do início da safra de cana sacarina no concelho, desejando chegar, ainda este ano, a um entendimento com o Governo sobre a matéria.

Os produtores de grogue avançaram à Inforpress que seria mais benéfico para a classe se a safra de cana sacarina no concelho do Porto Novo iniciasse no primeiro dia de Dezembro e não em Janeiro, uma questão que, a seu ver, deve ser vista “o quanto antes possível”.

As associações de agricultores da Ribeira da Cruz e do Tarrafal de Monte Trigo, através de uma carta endereçado ao Governo, sugerem a revisão da lei que regula a produção da aguardente de cana de açúcar em Cabo Verde para permitir a antecipação do início da safra de cana sacarina neste município santantonense.

Os produtores na Ribeira das Patas partilham também desta preocupação, segundo o representante Arlindo Delgado.

Os produtores justificam o pedido com o argumento de que, em Dezembro, a cana sacarina já atingiu a “fase de maturação” no concelho do Porto Novo.

O decreto-lei nº 11/2015, de 12 de Fevereiro, que regula a produção de aguardente de cana de açúcar em Cabo Verde, indica que o período destinado à safra de cana de açúcar e industrialização do grogue começa a 01 de Janeiro e termina a 31 de Maio.

Através de uma carta enviada ao ministro do Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, as associações de agricultores da Ribeira da Cruz e Tarrafal de Monte Trigo pediram que a data seja antecipada para Dezembro, por uma questão de temperatura, que é diferenciada em Santo Antão.

O Governo já manifestou a sua disponibilidade para discutir esta preocupação com os produtores da aguardente no município do Porto Novo.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 9 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 4 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 6 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos