A Associação Comunitária “Donu Nha Destinu capacitou 13 jovens da localidade de Castelão, na cidade da Praia, incluindo cinco mulheres, que receberam, este sábado, 17, certificados de “barbeiros comunitários”.
A formação teve como objectivo promover a inclusão social e criar novas oportunidades de emprego para a juventude local.
O presidente da associação, Admilson Mendes, disse à Inforpress que o projecto pretendia promover a integração social dos jovens, incluindo ex-reclusos, através de iniciativas que promovam autonomia e empregabilidade.
Realizada no âmbito do Programa de Financiamento de Associações Juvenis (PROFAJ) e do programa YouthConnekt Cabo Verde, a formação recebeu apoio do Instituto do Desporto e da Juventude e contou com o financiamento do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA.
A formação capacitou 13 jovens, incluindo Jelson Ferreira, de 19 anos, e Neima Monteiro, de 22 anos, que agora estão certificados como barbeiros comunitários.
Neima Monteiro disse acreditar que a profissão de barbeiro não é exclusivamente masculina, pelo que planeia buscar novas formações para aprimorar as suas técnicas de barbearia.
“Quero especializar-me ainda mais e explorar todas as possibilidades da área”, afirmou Neima Monteiro.
Jelson Ferreira, por outro lado, sempre teve o sonho de ser barbeiro, pelo que, incentivado pelos colegas, decidiu participar da formação que lhe abriu as portas para a sua entrada no mercado de trabalho.
“Abracei a formação que agora me permite ter um emprego”, declarou.
“Donu Nha Destinu” foi um projecto institucionalizado em 2019, apostado em causas solidárias tendo desenvolvidas várias acções como principal apoio às comunidades limítrofes de Castelão e Coqueiro, mas também “a promoção de mudanças contemporâneas”.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments