O Governo cria Portal de Serviço Digital com vista a reduzir burocracias e facilitar a vida aos cidadãos dentro e fora do país, empresas e organizações, assegurando uma resposta rápida e segura às necessidades de serviços públicos.
Os seis membros da Equipa de Serviço Digital, sendo cinco homens e uma mulher, foram empossados na tarde desta quinta-feira numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva.
Segundo explicações, este projecto não só visa a eficácia e a transparência, como também a eficiência económica, promovendo a igualdade de acesso para todos os cabo-verdianos, no território nacional ou na diáspora.
Nesta medida, com o propósito de acelerar o desenvolvimento e disponibilização de serviços públicos em formato digital, foi criado para tal, o Projecto de Aceleração do Processo de Disponibilização Integrada dos Serviços Públicos Digitais do Estado, que visa desenvolver e implementar, em curto prazo, um portal centralizador e integrador de serviços públicos digitais.
Na sua intervenção, Ulisses Correia e Silva disse que a criação desse portal único de serviços digital, para que o cidadão tenha uma única porta de entrada de prestação de serviço, sem papel, onde todos os serviços da administração pública deverão estar integrados, é uma “grande transformação”.
“Trabalhando com determinação, com sentido de equipa e partilha. Em 2025 estaremos numa situação muito diferente”, prognosticou.
Atendendo que o país tem ainda, conforme ponderou, um nível de digitalização de serviços e de serviços online “relativamente baixos”, à volta de 20 por cento (%), o chefe do executivo ambiciona aumentar essa percentagem, a uma proximidade dos 100%.
“Porque isto tem ganhos para as pessoas, tempo, padronização e harmonização dos preços, qualidade e segurança nas operações. Estamos a partir da experiência muito bem-sucedida nas nossas embaixadas, consulados com a portal consulado digital que mudou, substancialmente, a forma como as nossas embaixadas e consulados se relacionam como os nossos cidadãos”, sublinhou, reiterando a aspiração de amplificar esta experiência pelo território nacional e agregar mais serviços.
Por sua vez, o coordenador da Equipa de Serviço Digital, Octávio Correia, segundo o qual o foco é a disponibilização de serviços digitais para simplificar a vida dos cidadãos e empresas, destacou a importância da segurança na prestação dos serviços.
“Temos um plano de acção que ainda não foi aprovado pelo Governo. Mas com os serviços que estão no portal consular, aqueles que estão no Porton di Nos Ilha e outros serviços, pretendemos fechar a disponibilização do novo portal ainda este ano”, delineou.
A Equipa de Serviço Digital, composta por técnicos qualificados na área de serviços públicos digitais, será dotada de autonomia e recursos necessários para alcançar os objectivos propostos.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments