A Federação Cabo-verdiana de Futebol e a autarquia salense realizaram hoje, na ilha do Sal, uma homenagem, a título póstumo, ao ex presidente da Associação Regional de Futebol, Albino Lopes, pelo contributo e alavancamento do futebol na ilha.
Albino Lopes que faleceu no passado dia 17 de Junho, foi reconhecido pelo legado “rico” deixado, principalmente, no desporto sendo que durante o seu trabalho as equipas do Sal, tanto masculino e feminino, conseguiram conquistar títulos nacionais, que fez com que a Região Desportiva do Sal fosse considerada uma das melhores do país.
O vice-presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Paulo Santos, presente no acto, disse que “falar de Albino é falar de uma pessoa que deu a vida pelas coisas que ele gostava”.
“Conheci o Albino no associativismo juvenil, depois nos cruzamos no futebol, mas o Albino teve uma longa história no associativismo e na vida cívica do Sal. Foi atleta, foi dirigente desportivo de clube, foi deputado municipal, deputado nacional e, ultimamente, foi o presidente da Associação Regional de Futebol do Sal”, contou.
A mesma fonte destacou que o homenageado levou o futebol do Sal a um patamar “nunca antes tido na ilha do Sal”.
“Hoje podemos dizer sem dúvida que a Associação Regional do Sal é uma das mais bem organizadas do país, muito pela determinação, pela vontade, pela capacidade de liderança que ele teve em gerir uma equipa muito boa”, continuou.
A prova disso, continuou, é que têm vindo para a ilha muitas provas nacionais e internacionais, “tudo pela capacidade de organização do falecido líder”.
Paulo Santos disse acreditar que quem vier a assumir esta responsabilidade, “seguramente irá também fazer e tentar fazer com que este legado perdure pelo tempo”, concluiu.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, sublinhou que é com toda a justiça que tanto a Câmara como a Federação, homenageiam o falecido presidente da AFS, pelo grande contributo que ele deu para a juventude e para o desporto na Ilha do Sal.
“Para se homenagear alguém é quando essa pessoa faz algo de relevante em benefício da comunidade e Albino deu um contributo inestimável, reconhecido por todos, ao nível desse ecossistema de futebol que se criou aqui no Sal e que catapultou a qualidade do futebol praticado nesta ilha”, frisou.
Júlio Lopes continuou afirmando que a Federação tem apoiado a ilha do Sal a nível de infra-estruturas e a nível de formação, juntamente com a câmara municipal, e “isso permitiu que Albino, enquanto presidente da Associação, fizesse o seu trabalho”.
A par da homenagem realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a autarquia e a Federação Cabo-verdiana de Futebol procederam ao descerramento de uma placa que empresta o nome de Albino Lopes, ao campo de sete, no centro de estágio, em Espargos.
Para o filho do homenageado, Elvis Lopes, é um sentimento “agridoce” pelo facto de receber esta homenagem a título póstumo, mas agradece o reconhecimento que as entidades “acharam por bem” atribuir ao seu pai.
“Albino viveu para o futebol e até os últimos dias esteve sempre preocupado com as equipas do Sal e como decorria o campeonato”, frisou o filho.
Elvis Lopes deixou um repto, apelando à continuidade do trabalho deixado por Albino Lopes.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments