sábado, 13 setembro 2025

A ATUALIDADE

Praia: Fundadora “Jardim dos Afectos” sonha com espaço próprio adaptado à terceira idade

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A fundadora do lar de idosos, denominado “Jardim dos Afectos”, manifestou nesta segunda-feira o desejo de construir um espaço de raiz adaptado à terceira idade, e pede apoio do governo, instituições e toda a gente para a realização desse sonho.

Leonilde Ribeiro manifestou esse desejo em entrevista à Inforpress, referindo que o espaço onde se encontra instalado o “Jardim dos Afectos”, na Rua Flor di Brava, no Meio da Achada Santo António, é arrendado e não possui o conforto ideal e desejável aos idosos, dado a barreiras arquitectónicas, embora tenha realizado várias adaptações visando o bem-estar e melhor comodidade dos que ali habitam.

“Aqui no Jardim dos Afectos procuramos acolher os nossos idosos da melhor forma, porque pensamos que a afectividade e o carinho é a base para uma boa integração. Cada pessoa é uma pessoa”, enfatizou, indicando que actualmente o lar alberga 28 idosos, homens e mulheres, distribuídos em dois lares, sendo o outro espaço de acolhimento localizado na Cidadela, este para pessoas com menos dificuldades ou mobilidade reduzida.

Pelo que o “grande sonho” é construir um espaço onde possam estar todos, a conviver e interagir entre si.

E onde não existam barreiras arquitectónicas. Porque há pessoas idosas que não conseguem andar, outras em cadeiras de roda… Por isso, tive de separar os que conseguem subir e descer escadas, locomover-se um bocadinho melhor, levando-os para o espaço em Cidadela para se poder trabalhar melhor, de acordo com a situação de cada um”, assinalou, informando que a instituição de solidariedade social sem fins lucrativos, já soma 12 anos de existência.

Quero construir um espaço de raiz. Tenho vontade, mas sozinha não consigo, porque é um empreendimento grande. Tenho que procurar ajuda. E, preciso que a Câmara Municipal da Praia me liberte com a licença de construção… abrirem-me as portas”, apelou, mencionando que a maior parte dos residentes da instituição, no Meio de Achada, são cadeirantes, idosos com Alzheimer, AVC, hipertensão e outro tipo de doenças comuns da idade.

Conta ainda, que além desses idosos a instituição alberga pessoas que não são idosas, caso de um rapaz, por exemplo, de 33 anos que tem problemas de saúde e precisa de cuidados.

“Então preferem tê-los aqui, pelo menos são cuidados 24/24 horas, do que estar em casa sozinhos ou sob o olhar da vizinhança. Tem sempre alguém que os vem ver, também através de vídeo chamadas”, comentou, indicando que as visitas são todos os dias das 14:00 às 18:00.

Segundo Leonilde Ribeiro, lidar com a terceira idade não é tarefa fácil, exige muita paciência e não é para todas as pessoas.

Lidar com a terceira idade não é fácil. Precisamos ter muita paciência, muita paciência mesmo e não é para todas as pessoas. Também tenho aqui a minha mãe. Têm comportamentos tipo criança… é um trabalho que a gente não vê evolução. Deve ser desempenhado com afectividade, mais com o coração do que com a razão”, exteriorizou.

Indicou que a nível dos recursos humanos, o centro dispõe de um médico, uma fisioterapeuta, e uma enfermeira, entre cozinheira, empregada de limpeza e ajudantes que dormem com os idosos e os assistem, diariamente, na sua higiene pessoal e outros cuidados, sendo ao todo 16 colaboradores.

Leonilde Ribeiro conclui, reiterando que o sonho é ter um espaço próprio, com condições para as pessoas que lá estão e outras que hão-de vir no futuro.

Vou conseguir… não sei como. Vai-me tirar energias, mas vou conseguir”, rematou.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 16 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 21 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
6 days 2 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos