O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, recebe nesta terça-feira, 18 de junho, às 17h00, no Palácio do Plateau, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperaçãodo Reino da Espanha, José Manuel Albares, no quadro de uma visita de trabalho ao nosso país.
Segundo uma nota remetida a este diário digital, pela Presidência da República, a deslocação do Ministro espanhol acontece dois meses após a visita do PresidenteJosé Maria Neves ao Reino da Espanha, onde foi recebido tanto pelo Presidente do Governo espanhol, Pedro Sanches, como pelo Rei de Espanha, Filipe VI, com os quais discutiu as possibilidades de reforço da cooperação entre os nossos dois países na economia azul.
De salientar que durante essa visita, o Presidente Neves expressou a expetativa de um fortalecimento das relações bilaterais, destacando a preparação de uma cimeira entre o Governo de Madrid e ospaíses da África Ocidental para abordar temas como a segurança no Golfo da Guiné, migrações e apoio ao desenvolvimento da região.
"Cabo Verde é um parceiro de referência para Espanha nesta região de África em matéria de governação, Estado de direito e democracia, e ocupa um lugar estratégico por causa da sua posição em África e a sua proximidade com as ilhas Canárias, o que o converte num ator chave para a segurança e a estabilidade marítima," afirmou hoje o Governo espanhol, num comunicado em que anunciou a visita de Albares à Cidade da Praia.
Esta viagem, conforme a nota, visa "reforçar o compromisso de Espanha com África" e enquadra-se na "aposta de Espanha pelo desenvolvimento da África subsaariana e do Sahel," segundo o executivo de Madrid. A deslocação é também um compromisso de Espanha com "o futuro económico" de Cabo Verde "e as reformas desenhadas para favorecer a implantação da economia azul eaumentar a segurança," lê-se no mesmo texto.
Refira-se que a Espanha é o primeiro cliente e o segundo fornecedor de Cabo Verde dentro da UniãoEuropeia, além de ser o terceiro destino dos investimentos espanhóis na África subsaariana, com destaque para os setores da pesca e do turismo. "E deseja continuar a ser um parceiro económico estratégico" de Cabo Verde, sublinhou o comunicado referido.
Terms & Conditions
Report
My comments