sexta-feira, 12 julho 2024

A ATUALIDADE

São Vicente/Chuvas: Câmara municipal vai destacar contingente de bombeiros e militares para permanecer no Calhau

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O vereador da Protecção Civil e Bombeiros anunciou hoje que este ano, por ocasião da época das chuvas, será deslocado um contingente composto por bombeiros e militares que deve permanecer na zona da bacia hidrográfica do Calhau.

Trata-se, segundo Anilto Andrade, de dedicar uma “atenção muito especial” à bacia hidrográfica do Calhau por ser “fundamental” e onde, aos longo dos anos, tem havido “vários pedidos” de transferência de pessoas.

Assim, estamos a trabalhar em sintonia com os Serviços de Meteorologia, e a indicação que temos é que na época em que se aproximam as chuvas vamos fazer deslocar um contingente composto por bombeiros e militares que vão permanecer no espaço social do Calhau para prestar os primeiros auxílios de uma forma rápida”, precisou a mesma fonte.

A par com esta situação, o vereador nomeou ainda duas prioridades do momento, a primeira das quais a limpeza de toda a ilha e espaços onde amontoam os entulhos e onde a água se acumula, e, em segundo lugar, o reforço da prevenção e das acções espelhados no plano de contingência.

Anilton Andrade falava na Biblioteca Municipal do Mindelo num encontro com os parceiros para preparação da época das chuvas e apresentação do novo plano de contingência.

A mesma fonte reconheceu que há várias encostas que trazem uma “preocupação grande” para a ilha, contudo as mesmas estão “devidamente mapeadas e com a devida avaliação de risco” no plano de contingência.

Problema é que há movimentação de terras nesses locais, a montante, o que motiva, à jusante, em zonas mais baixas, água mais forte e entulhos”, concretizou, mas que há “um trabalho contínuo” que se está a fazer, até porque há situações que são estruturantes.

Entre estas, nomeou a problemática dos assentos informais e o deslizamento de terras.

Há zonas em que conseguimos corrigir e outras em que são mais estruturantes e não conseguimos. Nestes últimos casos, o que fazemos é sensibilização e levar informação às pessoas para saberem o que fazer em situações de emergência”, elucidou o vereador.

Neste momento, continuou, a câmara, através do pelouro de Saneamento e Limpeza Urbana, tem várias acções em curso, entre elas o destacamento de uma equipa manual, a efectuar a limpeza e vários espaços na cidade, sobretudo em sítios onde a água pode acumular, limpeza de pontes e zonas onde pode haver deslizamento de terras.

A partir da próxima semana, anunciou, serão introduzidas máquinas para remoção de entulhos, limpeza de zonas e sensibilização nas comunidades com apoio de associações.

Os bombeiros municipais, igualmente, vão desencadear acções de avaliação de risco e sensibilização das comunidades com folhetos, desdobráveis e outros meios de informação.

A prevenção é um processo e a câmara no âmbito das suas obrigações faz muita coisa, devidamente espelhado no novo plano de contingência para a época das chuvas, mas sozinha e com os agentes de Protecção Civil, por si só, não consegue fazer tudo, mas é necessário colocar as mãos, falar com os agentes e parceiros para numa situação menos desejada conseguir dar o apoio”, finalizou Anilton Andrade.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
7 days 2 hours

Quando reformar prefiro de longe ir à Universidade Sénior do que ficar a frequenrar bares e botequins com bebidas.

Daniela Santana
14 days 1 hour

Devemos todos fazer uma subscrição a favor do Leão Vulcão. Todos, todos, todos.

Americo costa feritas
14 days 4 hours

Esta noticia peca em todos os aspetos; presença dum governante, melhor vodka do mundo, produção de vodka num pais tropic

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências