quinta-feira, 06 fevereiro 2025

A ATUALIDADE

Ministra aponta centro de saúde militar como “grande aposta” para o reforço da instrução militar

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A ministra Janine Lélis manifestou hoje “muito entusiasmo” ao inaugurar o centro de saúde militar, no Centro de Instrução do Morro Branco, em São Vicente, que classificou de uma “grande aposta” para o reforço da instrução militar.

A titular da pasta da Defesa Nacional referiu, na ocasião, que esta é mais uma iniciativa na ambição de melhorar as condições de acesso aos serviços de saúde no momento da entrada para o centro de instrução e durante o período de permanência nas Forças Armadas, e que ocorre depois da aprovação e entrada em vigor da nova tabela de perfis psicofísicos e de inaptidão para prestação de serviço militar obrigatório.

A partir de hoje, congratulou a ministra, com este novo espaço, as melhorias e os equipamentos introduzidos, o Centro de Instrução Militar do Morro Branco vê reforçada a sua capacidade de actuação a nível da saúde dos militares, para prestar melhores cuidados básicos de enfermagem e consultas de clínica geral.

A novidade é que o centro de saúde militar, segundo Janine Lélis, e uma vez que as Forças Armadas são uma instituição que está ao serviço da Nação, será também para a comunidade local do Lazareto, encontrando-se pronta para apoiar, colaborar e servir todos que estando nos arredores dele precisarem.

“Será mais uma estrutura de saúde colocada ao serviço do Sistema de Saúde na ilha de São Vicente para levar os cuidados básicos para mais próximo da população local, encurtando assim o tempo e a distância para se ter acesso à saúde”, referiu a ministra, que anunciou protocolos entre as Forças Armadas e o Ministério da Saúde e, em particular, com as estruturas de saúde da ilha.

Por fim, Janine Lélis assegurou que o Governo vai continuar a trabalhar em função das prioridades e do orçamento para realizar as obras de melhoria nas outras regiões militares, como é o caso do projecto de construção de uma enfermaria no Comando da 3ª Região Militar, na ilha de Santiago, e cujo orçamento “já se encontra disponível”.

Informações disponibilizadas pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, contra-almirante António Duarte Monteiro, presente no acto de inauguração, indicam que o centro custou 18 mil contos, dos quais 15 mil destinados à construção da infra-estrutura e três mil aplicados nos seus equipamentos, montante proveniente do Orçamento do Estado, aprovado pelo Ministério da Defesa Nacional.

A área total de construção do centro é de 283 metros quadrados e inclui sala de espera, sala de triagem, zona de macas e cadeiras de rodas, dois consultórios médicos, enfermaria, internato masculino, internato feminino, dois cacifos, dois banheiros, cozinha e sala de jantar.

Actualmente, o Centro de Instrução do Morro Branco tem em treinamento um contingente de 317 recrutas, quatro dos quais mulheres, que deverão prestar Juramente à Bandeira no próximo mês de Maio.

Trata-se da primeira incorporação do ano de 2024 e ocorre alguns meses depois da aprovação e entrada em vigor da nova tabela de perfis psicofísicos e de inaptidão para prestação de serviço militar obrigatório.

 

A Semana com Inforpress

27 de março 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Elisa Bettencourt
5 days 14 hours

uma jovem que não tinha necessidade de frete politico, mas pronto é essa a geração que só sabe andar de boleia de camelo

Lucas Rincon
7 days 10 hours

Há muito tempo que os técnicos recomendaram "vestir" esses troços perigosos com redes metálicas.

Dje d Soncent
19 days 6 hours

Mulheres no poder

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos