sexta-feira, 22 novembro 2024

A ATUALIDADE

Primeiro-ministro reitera "tolerância zero" para os casos de Violência Baseada no Género (VBG)

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, reiterou  na sexta feira, na Cidade da Praia, “tolerância zero" contra os casos de Violência Baseada no Género (VBG).

O pedido foi feito em declaração aos jornalistas antes de presidir ao acto central da comemoração do Dia Internacional da Mulher, assinalado no dia 8, sob o lema global "Investir nas Mulheres, Acelerar o progresso".

"Temos ainda este grande combate a vencer que é a Violência Baseada no Género (VBG), que se impõe com muita acuidade”, apontou Ulisses Correia e Silva, apelando a um trabalho conjunto, uma vez que, conforme observou, somente a acção coerciva não é suficiente, " porque precisa-se de prevenção.

"Porque com a prevenção teremos menos casos e menos vítimas. Esta é a mensagem que teremos que reforçar porque cada ano que passa temos que intensificar em sentido claro e colectivo de tolerância zero a VBG", reiterou.

Para o chefe do Governo ainda há grandes combates a serem vencidas, lembrando que há ainda muitas mulheres na pobreza e com problemas de responsabilidade parental, "que ainda cuidam integralmente dos filhos" 

Por outro lado, enalteceu o facto de existirem mulheres empoderadas na ciência, na educação, na academia, na cultura, no desporto, no empreendedorismo e na actividade empresarial.

"Isto significa, apontou, motivação para o Governo fazer "mais e melhor" nas políticas públicas e em todas as actividades referentes à toda a sociedade, nomeadamente as famílias e as organizações não governamentais. 

O evento foi organizado pelo Instituto Cabo-verdiano de Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) em colaboração com as Nações Unidas. 

 

A Semana com Inforpress

09 de março 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 19 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 17 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 16 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos