sexta-feira, 22 novembro 2024

A ATUALIDADE

Portugal: Organizações manifestam-se contra a xenofobia e racismo com participação de figuras cabo-verdianas

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Mais de 60 organizações em oito cidades de Portugal manifestam-se este sábado, 24, apelando ao voto contra o discurso de ódio, a xenofobia e racismo, e vai contar com presenças de personalidades cabo-verdianas.

Os cabo-verdianos João do Rosário (jornalista) e Ivan Almeida (basquetebolista) e outras figuras conhecidas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como Mamadou Ba e José Eduardo Agualusa estão a apelar à participação nas manifestações que vão ocorrer em Lisboa, Porto, Faro, Coimbra, Guimarães, Braga, Alentejo e Viseu.

Mais de 60 organizações, movimentos e associações envolvidas de norte a sul de Portugal que apelam ao voto contra as forças que trouxeram para o espaço público o discurso de ódio, a xenofobia e o racismo e querem resgatar o discurso indecente do fascismo. Antes do começo da campanha eleitoral, saímos à rua para apelar aos democratas que votem pela manutenção de um Estado que respeita os direitos de todos”, sustentou a organização.

“Vota contra o racismo” é o mote do Grupo de Acção Conjunta Contra o Racismo, que organiza a manifestação, para pedir a participação na manifestação que quer dizer “não” aos avanços de uma extrema-direita perigosa que pode sair nas eleições legislativas de 10 de Março.

Organizações cabo-verdianas e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) também participam na manifestação, como a Associação Cavaleiros de São Brás, O Lado Negro da Força, SaMaNe – Associação Saúde das Mães Negras e Racializadas em Portugal, Kilombo – Plataforma de Intervenção Anti-Racista, entre outras.

O Grupo de Acção Conjunta Contra o Racismo é um conjunto de 61 colectivos contra o racismo, a xenofobia e o fascismo, determinados a lutar por um Portugal, uma Europa e um mundo mais inclusivos e inter-culturais, contra todas as opressões e formas de discriminação.

As eleições legislativas antecipadas em Portugal acontecem a 10 de Março depois de o Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, ter dissolvido o parlamento na sequência da crise política motivada pelas suspeitas de corrupção no seio do governo português e pedido de demissão, aceite, do primeiro-ministro, António Costa.

 

A Semana com Inforpress

 

23 de fevereiro 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 12 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 11 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 10 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos