quinta-feira, 23 maio 2024

A ATUALIDADE

Novos protestos de professores: SINDEP convoca manifestação nacional para dia 4 de novembro e ameaça com greve geral no dia 23

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) anuncia hoje uma manifestação nacional dos docentes no próximo dia 4 de novembro. Tudo com o objetivo de pressionar o Governo a proceder a um aumento ou reajuste salarial condigno igual à taxa de inlfação acumulada de 2023 a 2024 e resolver todas as reivindicações pendentes da classe. Caso o governo não resolva os referidos problemas, o mesmo sindicato ameaça partir para uma greve geral, no dia 23 de novembro deste ano, em todas as ilhas de Cabo Verde.

 

Em comunicado remetido ao Asemanaonline, o sindicato mais representativo da classe docente cabo-verdiana anuncia manifestação nacional no dia 4 de novembro próximo.

Segundo a mesma fonte, em causa está um ultimado dado ao governo, através do Ministério da Educação, para resolver, o mais urgente possível, o seguinte pacote reivindicativo da classe:

  • Aumento ou Reajuste Salarial para todos os professores, inclusive os Aposentados, em igual proporção, e nunca no valor inferior à inflação, referente aos anos de 2023 e 2024, podendo ser pagos faseadamente, com efeito a partir de janeiro de 2024;
  • Desbloqueio da carreira, isto é, realização efetiva dos concursos para Promoção e Mudança de Nível, até abril de 2024. Deve-se igualmente ter em atenção aos/às colegas que nunca tiveram uma mudança na carreira e com muitos anos de serviço, trazendo assim um pouco de dignidade e valorização;
  • Resolução total e definitiva das pendências, evitando assim injustiças e desigualdades no seio da classe;
  • Cumprimento total do Estatuto da Carreira do Pessoal Docente, respeitando assim na íntegra os direitos da classe e garantir a valorização e dignificação de todos;
  • Redesenhar a organização e estruturação das escolas e o Currículo, tendo em atenção o PROFESSOR e o processo de Ensino-Aprendizagem, trazendo a qualidade desejada e que no momento está comprometida.

O sindicato presidido por Jorge Cardoso fez questão de explicar que agendou a manifestação no dia 4 de novembro, porque é preciso se ter tempo para se organizar e preparar uma manifestação nacional com expressão, e também porque na semana seguinte, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, o Orçamento Geral do Estado de 2024 será debatido no Parlamento.

Acrescenta que a greve geral ficou marcada para o dia 23 do mesmo mês, porque Orçamento do Estado 2024 voltará nesta data ao debate na especialidade.

Portanto, se alguém ou algum grupo de professores, ou outros sindicatos realmente quisessem união de todos esperariam este pronunciamento do SINDEP, apesar deste sindicato ter informado na Comunicação Social, no passado dia 5 de outubro, que anunciaria as formas de luta a partir do dia 16 de outubro”, vai avisando.

 

SINDEP sempre com a luta dos professores

Entretanto, o SINDEP aproveita para lembrar a classe docente no país que sempre apoiou e continuará a apoiar os professores e professoras cabo-verdianos.

Aliás, até a data de hoje tem sido o único sindicato a lutar com os professores e professoras deste país, promovendo e realizando manifestações e greves (anos 2000, 2003, 2006, 2008, 2009, 2013, 2014, 2015, 2019, 2021 e 2022), pelo que não é correto a atitude de alguns em tentar atacar o SINDEP com inverdades e de forma organizada, o que é pior os mesmos”, aponta.

Diante de tudo isto, o SINDEP defende que «se deve trabalhar com seriedade, com a verdade e com a lealdade», mesmo para aqueles ou aquelas que não mereçam tal apoio.

Indeferente Personalizado
Força Professores
Os professores merecem o respeito de todos nós, pois são eles os responsáveis por termos uma sociedade educada
0

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

liketerra
1 day 15 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Fred
2 days 15 hours

Sr Chefe E essas lojas que vendem bebidas e que os bêbados gritam para incomodar pessoas.. Vida saudável ???

rocha
7 days 9 hours

Em Cabo Verde e mesmo tchakota todos saonsaco da mesma******?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências