quinta-feira, 21 novembro 2024

A ATUALIDADE

Fragata brasileira em exercícios com Guarda Costeira de Cabo Verde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A fragata “União”, da Marinha do Brasil, está a realizar exercícios militares com a Guarda Costeira de Cabo Verde na ilha de São Vicente, no âmbito da operação “Guinex-II”, divulgou hoje o Governo cabo-verdiano.

Segundo a Lusa, a fragata brasileira, com uma guarnição total de 260 elementos, partiu da Base Naval do Rio de Janeiro em 18 de junho, para a operação de apoio ao combate à pirataria marítima no Golfo da Guiné e intercâmbio com as marinhas dos países da região da costa oeste africana, nomeadamente através de exercícios como os que estão a decorrer até sábado na ilha cabo-verdiana de São Vicente.

“Além de deixar e trocar conhecimentos com a Guarda Costeira nacional, a ‘União’ leva um pouco de Cabo Verde. As nossas portas e portos estarão sempre abertos para o Brasil e para o reforço nesta nossa longa relação de amizade e cooperação bilateral nos vários domínios, no mar e defesa em particular”, afirmou na quinta-feira o ministro do Mar cabo-verdiano, Abraão Vicente, depois de visitar o navio, atracado no porto do Mindelo.

Os exercícios com a Guarda Costeira de Cabo Verde envolvem primeiros socorros, busca e salvamento, combate a avarias e abordagens a embarcações suspeitas com o apoio de um helicóptero AS-350 (Esquilo), embarcado na fragata, em articulação com a Joint Rescue Center Coordination de Cabo Verde (JRCC-CV).

A operação “Guinex-II” decorre até 20 de agosto e visa também promover a interoperabilidade da Marinha do Brasil com as marinhas e guardas costeiras dos países da região e de outros países que colaboram com o mesmo objetivo e na mesma área, como Estados Unidos da América, Reino Unido, Espanha, França e Portugal.

Desde a sua chegada ao Golfo da Guiné, a fragata “União”, de 139 metros de comprimento e com mais de 40 anos ao serviço da Marinha do Brasil, já operou com as marinhas dos Camarões, da Costa do Marfim e da Nigéria, além da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe e agora de Cabo Verde, refere a fnte deste jornal.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 1 hour

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 23 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos