Os Palancas Negras venceram por uma larga margem (70-43), impondo um nível de intensidade que o Mali, que nunca tinham disputado uma final no torneio, não conseguiu suportar. É a 12ª vez que a equipa vence este campeonato.
Incentivada pelos seus adeptos em Luanda, Angola regressou ao mais alto nível do basquetebol do continente africano. Ontem à noite, 24, no Pavilhão Multiusos (arena do Kilamba), venceu o Mali por 70 a 43 e conquistou o título do Afrobasket 2025. As Águias nunca conseguiram encontrar o seu ritmo e tiveram dificuldades em atingir a marca dos 10 pontos por quarto.
Além da conquista do título, é de Angola o melhor jogador do campeonato. Aclamado como herói pelo público, Childe Dundão foi eleito o MVP (Most Valuable Player), na sigla em inglês, do torneio depois de liderar a sua equipa com 16 pontos e 5 assistências na final.
Este 12.º título reforça a supremacia histórica de Angola no basquetebol africano e marca o renascimento de um grupo que não levantava o troféu desde 2013.
Eduardo Francisco, Selton Miguel, Gerson Gonçalves, Childe Dundão, João Fernandes, Abou Gakou, Silvio Sousa, Bruno Fernando, Kevin Kokila, Nilson Bango, Milton Valente e Braz Machi, foram os jogadores da selecção de Angola que em Luanda conquistaram o título de campeão africano.
A Semana com RFI
Terms & Conditions
Report
My comments