Santo Antão poderá vir a ter um segundo parque marinho, localizado na localidade do Tarrafal de Monte Trigo, no município do Porto Novo, segundo a directora executiva da associação ambiental Terrimar, Silva Roque.
Segundo a Inforpres, esta bióloga de profissão falava no encerramento de uma formação visando a sensibilização dos pescadores do Tarrafal de Monte Trigo no âmbito da iniciativa “guardiões do mar”, financiado pelo projecto PaMar - fortalecendo a conservação marinha em Cabo Verde.
Graças a este projecto, implementado pela organização Fauna e Flora, a Terrimar tem vindo a realizar várias actividades no Tarrafal de Monte Trigo para se conhecer a biodiversidade marinha dessa região e a recolha de dados com vista à elaboração de uma proposta de criação da área marinha protegida.
A directora executiva da Terrimar confirmou que existe essa possibilidade de Tarrafal de Monte Trigo receber o parque marinho que, a concretizar-se, será o segundo em Santo Antão, depois do parque de Cruzinha, conhecido também como reserva natural, na Ribeira Grande.
Em 2024, a Câmara Municipal do Porto Novo sugeriu à comunidade científica e ao Governo a criação de um parque marinho no Tarrafal de Monte Trigo, considerando que este concelho, pela dimensão da sua área costeira, merece albergar um parque marinho.
Segundo a fonte deste jornal, actualmente, Santo Antão conta com quatro áreas protegidas terrestres e uma marinha, quais sejam, os parques naturais de Moroços, de Cova/Ribeira da Torre/Paul, do Topo de Coroa e o parque Natural Marinho de Cruzinha.
Terms & Conditions
Report
My comments