quinta-feira, 21 novembro 2024

A ATUALIDADE

Ministro de Negócios Estrangeiros: Governo diverge de Jorge Santos e diz que Cabo Verde reconhece a legitimidade do Governo de Aristides Gomes na Guiné-Bissau

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Governo de Cabo Verde “alinha perfeitamente com a comunidade internacional”, designadamente a CPLP, a CEDEAO e o Conselho de Segurança das Nações Unidas e reconhece o executivo de Aristides Gomes como o legítimo da Guiné-Bissau. O ecutivo de Ulisses Correia e Silva diverge assim da posição (ver este jornal) assumida pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos.

A posição de Cabo Verde foi manifestada, segundo a Inforpress, esta manhã à imprensa pelo ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), que é também tutela da Defesa, Luís Filipe Tavares, após o desfile militar, realizado na Avenida Amílcar Cabral, no Platô, para comemorar o Dia da Defesa Nacional, que se celebra hoje, 06 de Novembro.

O governante disse que Cabo Verde vai continuar a trabalhar para que no quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) seja encontrada rapidamente as soluções para a crise política por que passa a Guiné-Bissau.

Segundo a mesma fonte, o MNE sublinhou que Cabo Verde alinha com a posição do Conselho de Segurança das Nações Unidas, alegando que esta organização internacional “tem sido muito clara em relação a esta posição”, ressalvando que o alinhamento de Cabo Verde é o da comunidade internacional.

A este propósito, o chefe da diplomacia cabo-verdiana anunciou que a CEDEAO vai ter uma reunião “muito importante” esta sexta-feira em Niamey, no Níger, já que o presidente deste país preside à Cimeira dos Chefes de Estados da comunidade.

A Guiné-Bissau está mergulhada numa crise política institucional, com o Chefe de Estado, José Mário Vaz, a demitir o Governo de Aristides Gomes saído das eleições legislativas recentemente realizadas e a nomear um novo Governo, liderado por Faustino Imbali, dirigente do PRS.

Aristides Gomes e o seu Governo mantêm-se em funções e grande parte da comunidade internacional reconhece o seu executivo como único e legitimo na Guiné-Bissau a quem pedem que organize as eleições presidenciais marcadas para 24 do corrente.

Uma missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental encontra-se na Guiné-Bissau para mediar a crise no país.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
8 days 23 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 22 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 20 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos