O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, inicia, a partir deste sábado,02, uma visita de trabalho a Itália e Portugal, que termina no dia 08 deste mês. O programa inclui, entre outras actividades, encontros com individualidades italianas e entidades internacionais, designadamente o Primeiro-ministro Italiano Giuseppe Conte e o director-geral da FAO, para análise de projectos de cooperação com Cabo Verde. De regresso, Ulisses Correia fará um curta escola em Portugal, onde participará no WebSummit.
Conforme o Palácio da Várzea, a visita de estado de Ulisses Correia e Silva a Itália, começa neste sábado, prolongando-se até o dia 06 de Novembro. O PM chefia uma delegação, integrada pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e dos Presidentes das Câmaras Municipais do Fogo: Jorge Nogueira (São Filipe), Carlos Fernandinho Teixeira (Mosteiros) e Alberto Nunes (Santa Catarina). Tudo a convite da Associação Missionária de Solidariedade e Desenvolvimento (AMSES) e da Associação Solidariedade e Desenvolvimento (ASDE) lideradas pelo Padre Ottávio Fasano.
O PM deve cumprir « uma importante agenda com vários encontros com individualidades italianas, entre as quais o Presidente da Câmara de Racconigi, município onde o Chefe do Executivo cabo-verdiano preside um Talk Show sobre as atividades promovidas pelo Padre Ottavio Fasano em Cabo Verde, assim como projetos de cooperação descentralizada lançados e a serem iniciados no país, em particular na ilha do Fogo».
Neste particular, o governo salienta que «importa sublinhar que actualmente em Cabo Verde, para além do IDE-Investimento Direto Estrangeiro italiano, poderemos encontrar a cooperação descentralizada, através de ONG’s italianas e cabo-verdianas, como a ONG de Turim/Itália (ligada aos Padres Capuchinos) que realiza um trabalho interessante na ilha do Fogo, ligada às cooperativas de produção do vinho do Fogo, mas também a nível da saúde». Isto sem contar com a cooperação descentralizada, que se realiza através dos Municípios.
«A visita a Itália assume especial importância na medida em que o primeiro-ministro manterá um encontro bilateral como o seu homólogo, o Primeiro-ministro Italiano, Giuseppe Conte, assim como encontros com os líderes de Organizações Internacionais importantes sediadas naquele país, como o Diretor Geral da FAO, o Diretor Executivo do PAM e o Presidente do Conselho de Administração do FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola)», diz o governo em comunicado.
A missão governamental à Ilha tem ainda agendado um encontro com a Diáspora cabo-verdiana residente em Roma, que se esta que se encontra bem integrada na sociedade local. «A emigração cabo-verdiana em Itália, embora não sendo expressiva em números, no contexto das nacionalidades estrangeiras presentes em Itália, tem uma particularidade, a de ser a mais antiga comunidade estrangeira residente naquele país. Remonta a década de 60 a primeira leva de cabo-verdianas que aportaram a Itália, levadas pelos frades capuchinhos, para trabalharam junto das famílias no serviço doméstico», lê-se na nota remetida a este jornal, realçando as históricas relações de amizade e cooperação entre Cabo Verde e Itália e os trabalhos em curso para a assinatura de novos acordos de cooperação.
WebSummit em Portugal
No regresso a Cabo Verde, o Primeiro-ministro fará uma curta escala em Portugal, onde permanecerá, entre os dias 7 e 8 de Novembro. Ulisses Correia e Silva participará no WebSummit, no dia 7. Um invento no qual Cabo Verde será o único país africano a ter um country stand, com uma Delegação de 20 pessoas, entre as quais 10 startups, bem como representantes do NOSI, PróEmpresa, ARME, Direção Geral de Telecomunicações e Economia Digital, e da UniCV.
Neste âmbito, no dia 8, o Primeiro-ministro preside ao ato de apresentação do Cabo Verde Digital, conforme o programa do encontro referido.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments