sábado, 05 julho 2025

A ATUALIDADE

São Nicolau: Presidente do ICCA satisfeita com a articulação existente entre a instituição e os diversos parceiros na ilha

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A presidente do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), Zaida Freitas, mostrou-se hoje satisfeita com a articulação existente entre a unidade do ICCA e os diversos parceiros na ilha de São Nicolau.

Em declarações à imprensa, para fazer o balanço da sua visita à ilha, Zaida Freitas reconheceu que apesar da equipa na ilha ser reduzida, tem tido “capacidade de intervenção”, graças à sua grande articulação com os diversos parceiros.

Segunda a responsável, nos dois municípios da ilha encontrou “preocupações muito semelhantes” e voltou a realçar a necessidade reativar o Comitê Municipal de Proteção das Crianças para que possa actuar de forma mais efectiva na criação de planos operacionais municipais que respondam às necessidades locais. 

Uma das preocupações tem a ver com o abandono escolar precoce, a gravidez precoce e a necessidade de alternativas para crianças e adolescentes, especialmente em comunidades pesqueiras onde a pesca se apresenta como uma das poucas opções de futuro.

A mesma fonte ressaltou a urgência de se pensar em alternativas, como a oferta de formação técnica e o incentivo à permanência na escola, com estratégias que valorizem a importância do estudo e da construção de um projecto de vida.

Zaida Fresta destacou ainda que durante o ano de 2024 foram registrados oito casos de abusos sexuais de menores, um número que segundo avançou pode parecer reduzido, mas é motivo de preocupação, pois “nem que seja apenas um caso é preocupante”.

 A presidente do ICCA disse ainda sair de São Nicolau consciente da necessidade de reforçar a ilha com mais meios humanos e começar a pensar em dotar a ilha de uma delegação.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
1 day 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
2 days

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
2 days 11 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos