Os participantes do primeiro encontro nacional da conservação da flora em Cabo Verde debatem hoje as colaborações futuras como a institucionalização do encontro nacional sobre a flora na Rede TAOLA +.
Nos dois últimos dias os participantes do encontro realizaram visitas de campo para exploração dos ecossistemas locais na ilha do Fogo, acompanhado do botânico Isildo Gomes.
Hoje, para concluir a primeira parte do encontro, que é realizado na ilha do Fogo, vão debater ainda a definição de estratégias para mobilização conjunta ou individual de financiamentos entre as ONG, para projectos da conservação da flora.
Em debate vai estar, igualmente a criação de um protocolo de cooperação entre as ONG e instituições governamentais para conservação da flora e mapeamento das principais ameaças à flora por ilha.
A visita de campo para exploração dos ecossistemas da ilha incluiu passeios ecológicos às áreas de reflorestação de Montado Nacional, Parque Natural do Fogo e Bordeira, exterior e interior, centro de interpretação da Reserva Mundial da Biosfera da ilha do Fogo, aos jardins botânicos de plantas endémicas e pintura de morais, no primeiro dia.
No segundo dia, a visita de campo incluiu passeio ecológico no percurso Monte Velha (Casa Presidente)/Mosteiros, visita à escola Laranjo e a IPA (Important Plane Area) de Fajãzinha.
O objectivo foi o de conhecer a flora endémica da ilha do Fogo, os principais ecossistemas em que se encontram, assim como a aplicação de técnicas de conservação da flora e conhecer as infraestruturas do perímetro Florestal de Monte Velha e as suas potencialidades em termos de interpretação florestal e ambiental.
O passeio ecológico visou ainda identificar as ameaças à flora endémica no terreno e discutir formas de mitigação das mesmas, conhecer a experiência na monitorização e recuperação de áreas degradadas no Parque Natural do Fogo, levada a cabo pela Associação Comunitária de Montado Nacional, Projecto Vitó e o PNF.
Hoje, depois da sessão e antes da deslocação dos participantes à ilha Brava para a segunda parte do primeiro encontro nacional de conservação da flora, está prevista uma visita às dunas de areia negra da ilha do Fogo, um ecossistema dunar que abriga uma biodiversidade singular.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments