sexta-feira, 04 julho 2025

A ATUALIDADE

“Ainda há muito a ser feito para garantir que toda a sociedade esteja mobilizada em prol da inclusão de mulheres com deficiência” -responsável

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A presidente da Associação Cabo-verdiana de Promoção e Inclusão das Mulheres com Deficiência (Apimud) considerou hoje que há ainda muito a ser feito para garantir que toda a sociedade esteja mobilizada em prol da inclusão dessas mulheres.

Estas afirmações foram feitas à Inforpress por Eurídice Andrade, em jeito de balanço dos dez anos de existência da Apimud, tendo destacado o impacto positivo desta associação na vida das mulheres com deficiência em Cabo Verde.

“O impacto tem sido positivo, porque antes as mulheres com deficiência, por exemplo, não eram muito conhecidas em Cabo Verde. Existiam algumas que já eram empoderadas, apesar de muito estigma e preconceito que enfrentaram na sociedade”, afirmou.

Daí que afirmou que esta associação tem trabalhado ajudando a aumentar a visibilidade e autoestima das mulheres com deficiência que antes enfrentavam mais discriminação.

Para a presidente da Apimud, embora o Governo tenha implementado programas de inclusão, ainda há muito a ser feito para garantir que toda a sociedade esteja mobilizada em prol da inclusão.

“É importante continuar a sensibilizar a sociedade sobre os direitos dessas mulheres, através de parcerias que contribuem para realização de actividades educativas”, defendeu, justificando que a Apimud, por si só, não consegue apoiar essas mulheres por ser uma organização sem fins lucrativos que depende de trabalho voluntário.

Apontou como maior obstáculo desta associação, a falta de recursos financeiros e humanos, assim como a situação geográfica do país que dificulta, conforme assinalou, o alcance a todas as mulheres com deficiência em todas ilhas.

Apesar dessas dificuldades, Eurídice Andrade assegurou que a Apimud tem trabalhado com parceiros como o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social na promoção do empoderamento das mulheres por meio de formações e outras actividades ao longo do ano.

“A nossa estratégia é continuar a trabalhar junto dos parceiros para fortalecer a nossa rede de parcerias e fazer com que mulheres com deficiência sejam empoderadas, sejam trabalhadas a nível da educação, saúde, familiar e toda a área que precisam”, asseverou.

Para celebrar os dez anos da Associação Cabo-verdiana de Promoção e Inclusão das Mulheres com Deficiência avançou que está prevista a realização de um fórum para avaliar os avanços da Apimud na sociedade.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
1 day

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
1 day 7 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
1 day 18 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos