segunda-feira, 28 abril 2025

A ATUALIDADE

Consumidores correm risco de pagar mais caro pelos produtos essenciais em 2025 – presidente CCS

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os cabo-verdianos correm o risco de pagar mais caro pelos produtos essenciais em 2025 devido a ameaça do recém-empossado presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, de impor tarifas aos produtos da Europa e da China.

 

Em entrevista à Inforpress, o presidente da Câmara de Comércio Sotavento (CCS), Marcos Rodrigues, alertou para uma possível alteração de preços em todo o mercado internacional, afectando, no final, o custo dos produtos adquiridos pelos consumidores.

Segundo este responsável, embora nenhuma tarifa tenha sido aplicada até ao momento, os EUA não tenham divulgado os valores das taxas para os produtos europeus e nem se será imposta a todos os países da União Europeia, esta decisão deverá afectar o mercado dos negócios, particularmente em Cabo Verde.

Para Marcos Rodrigues, os produtos exportados pelos EUA não experimentam grandes alterações nos países da Europa, contudo, sintetizou, o impacto das tarifas para entrada dos produtos europeus no território americano afecta directa ou indirectamente os Estados, mesmo que não sejam também taxados.

O Governo americano discute ainda, a partir de Fevereiro, uma tarifa de 10 por cento (%) sobre os produtos importados da China, uma vez que o fentanil estaria sendo enviado da China para o México e o Canadá.

Marcos Rodrigues afirmou que uma vez que o mercado nacional importa e consome produtos da China, os cabo-verdianos deverão pagar mais caro pelos produtos que são finalizados nos EUA e que tenham componente chinês.

“É óbvio que todas as taxas são más notícias, afetam o custo do produto final e quem paga normalmente são os consumidores. Quem consome é quem acaba por pagar essas diferenças nas taxas”, reiterou, afirmando que esta questão das taxas afecta os países em todos os sentidos.

Na sua tomada de posse no dia 20 de Janeiro, Donald Trump declarou que a União Europeia tem sido “muito ruim” com os Estados Unidos, prometendo implementar tarifas como parte de sua política protecionista. 

Desde o início das ameaças tarifárias de Trump especialistas têm alertado para os possíveis efeitos adversos dessa política, tanto para os países afectados quanto para a própria economia americana.

Entre os riscos apontados estão a escassez de produtos no mercado interno dos EUA e uma pressão inflacionária, consequências que contradizem o objectivo declarado por Trump de impulsionar a economia e proteger os negócios americanos.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
9 days 11 hours

Mesmo abuso de poder a dois meses eles me cobrou 38 000$00 e aqua nao tinha por dois semana e ninguém estava na casa foi rec ...

JCF
9 days 20 hours

Os aeroportos são, por definição, lugares de chegada e acolhimento. Em Cabo Verde, tornaram-se palcos de exclusão silenci ...

Terra
11 days 2 hours

So agora tem lei para coitados mais nao ha para os politicos onde esta decreto casa de banho publico e agua Nho meste bay jun ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos