O director do Centro de Emprego e Formação Profissional (CEFP) de Santa Catarina, Arlindo Mendes, considerou esta quinta-feira que a reabertura do centro de São Jorge dos Órgãos marca uma “nova etapa” na formação profissional no sector alimentar.
“Hoje, com grande satisfação, reabrimos as portas do Centro de Formação Profissional em Transformação Alimentar (CFPTA), após quase um ano, marcando o início de uma nova etapa para o centro e para a formação profissional no sector alimentar”, declarou Arlindo Mendes à Inforpress.
Conforme lembrou, durante o período que o centro esteve encerrado foram realizados trabalhos de manutenção e melhoria das infra-estruturas para garantir que o espaço estivesse em “condições ideias” para manter as actividades formativas.
“As condições foram cuidadosamente preparadas para garantir a qualidade das formações. As infra-estruturas foram ajustadas para responder aos critérios técnicos e pedagógicos das acções formativas. Além disso, contamos com formadores capacitados e um ambiente propício para o ensino e aprendizagem (…)”, reforçou.
O responsável acrescentou que o objectivo é proporcionar uma experiência formativa completa, que contribua para o desenvolvimento profissional dos jovens e para o fortalecimento do sector alimentar na Região Santiago Norte.
Na ocasião, o entrevistado da Inforpress avançou que nesta fase inicial o CFPTA irá acolher duas turmas de jovens que vão participar no curso de formação profissional de Nível 3 em elaboração industrial de produtos alimentares.
O curso, segundo ele, é estratégico, pois visa capacitar os participantes com competências práticas e teóricas para actuar em um sector essencial para a segurança alimentar e o desenvolvimento económico do país.
Ou seja, ajuntou, o referido curso de formação profissional tem três vertentes, nomeadamente, elaboração industrial de produtos derivados do leite, produtos alimentares com base de carnes de porco, vaca e frango, e com base de peixes, e produtos alimentares com base em legumes e frutas.
“Estamos empenhados em maximizar o potencial deste centro, oferecendo também formações de curta duração e qualificações profissionais de níveis, para atender às necessidades do mercado e rentabilizar o investimento feito no espaço. É uma grande oportunidade para os jovens, agricultores, pescadores e criadores de gado”, finalizou Arlindo Mendes.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments