O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) promove o parlamento infantojuvenil nacional na terça-feira, 19, e quarta-feira, 20, na Biblioteca Nacional, Cidade da Praia, sob o tema da violência no contexto escolar, o ‘cyberbullying’ e a saúde mental.
A actividade, realizada em celebração do Dia Mundial da Criança e enquadrada no 35.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), pretende, dentre os vários objectivos, fomentar a participação activa de crianças e adolescentes, reforçando a sua capacidade de intervenção em políticas públicas e sociais.
Em nota, o ICCA informa ainda que o propósito visa ainda sensibilizar para a violência nas escolas, com ênfase no ‘cyberbullying’ e na saúde mental, e apresentar uma carta de recomendações com propostas concretas para o combate às problemáticas abordadas no encontro.
O evento contará com a presença de deputados infantojuvenis, representando crianças e adolescentes de 12 a 17 anos de todos os concelhos do país, respeitando critérios de paridade de género e inclusão.
Na terça-feira, 19, acontece a aula magna sobre escolhas académicas e mercado de trabalho, promovida pela Direção Nacional da Educação e parceiros, e, no dia 20, começa o parlamento infantojuvenil.
“A Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada há 35 anos, transformou a forma como o mundo enxerga as crianças, não apenas como dependentes, mas como sujeitos plenos de direitos e responsabilidades”, lê-se no comunicado, tendo a instituição reafirmado o compromisso com a protecção e promoção desses direitos.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments