sexta-feira, 22 novembro 2024

A ATUALIDADE

Mosteiros: Vereador dos Transportes pede à DGTR para equacionar a inspção administrativa de veículos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O vereador da câmara dos Mosteiros pela área dos Transportes, Jaime Monteiro Júnior, solicitou à Direcção Geral dos Transportes Rodoviários (DGTR) abrir precedência e ponderar a possibilidade de realização de inspecções administrativas para algumas viaturas do município.

Em nota enviada à Direcção Geral dos Transportes Rodoviários (DGTR) e com conhecimento ao director Técnico da Inspecção Técnica dos Automóveis (ITAC), delegado da DGTR na ilha e comandante regional da Polícia Nacional, o vereador apresentou um conjunto de argumentos e solicitou igualmente melhor calendarização de futuras inspecções técnicas no município dos Mosteiros, que “não devem ser nunca inferiores a 15 dias úteis”.

Na nota, o vereador lembrou que as inspecções previstas no Regulamento Automóvel são da competência da DGTR, que pode concessionar a prestação desse serviço às entidades privadas autorizadas como a ITAC, e que as inspecções devem ter lugar em centros de inspecção.

“Acontece que desta vez o serviço de Inspecção Técnica de Automóvel de Cabo Verde esteve nos Mosteiros entre 28 de Setembro e 09 de Outubro e se excluir os finais de semana em que não trabalham e mais dois dias em que o município foi afectado durante quase todo o dia com cortes sucessivos de energia, significa que ao todo trabalharam seis dias uteis”, refere a nota que considera o tempo insuficiente dado ao elevado número de viaturas existentes no município.

O vereador acrescentou ainda que a equipa suspendeu o serviço de inspecção antes da data prevista e deixou cerca de duas dezenas de viaturas na fila sem poder efectuar a inspecção, além de outras que ficaram por realizar o que gerou uma onda de protesto.

“Os inspectores alegam a vinda tardia devido ao desabamento da rocha de Sumbango e as festividades do município o que não corresponde à realidade e o facto de pouca afluência de viaturas ao serviço de inspecção nos dias em que estiveram no concelho”, referiu o vereador na nota.

Jaime Monteiro Júnior ressaltou que sem querer defender os proprietários e motoristas ou pôr em causa os trabalhos dos inspectores, lembrou que não existe comercialização de peças e acessórios sobressalentes nos municípios e os proprietários, às vezes, são obrigados a recorrer mercado de outras ilhas para aquisição das peças para preparar as viaturas antes das inspecções.

Assim, o vereador considerou que os dias foram insuficientes para que todas as viaturas pudessem fazer a inspecção e que um número considerável de viaturas, nomeadamente táxis e hiaces de transporte de passageiros, ficaram privadas de realizar a inspecção e sem possibilidade de circularem.

O vereador pediu às autoridades para terem em consideração que muitos dos proprietários das viaturas têm compromissos bancários e, por isso, “não é de todo razoável” que fiquem parados nos próximos seis meses até a nova temporada de inspecção, razão pela qual solicita a realização de inspecção administrativa para essas viaturas.

Um grupo de condutores e proprietários de veículos do município dos Mosteiros manifestou no passado dia 09, face à suspensão repentina das inspeções e reivindica uma solução definitiva com criação de uma unidade permanente na ilha.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 20 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 19 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 17 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos