sexta-feira, 22 novembro 2024

A ATUALIDADE

Demissão Casa Civil: PAICV diz que quando a iniciativa é da própria pessoa é preciso respeitar

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O PAICV (oposição) considerou hoje, a propósito do pedido de demissão do chefe da Casa Civil, que quando a iniciativa vem da própria pessoa “não há muitas considerações a fazer, apenas respeitar”.

Esta foi a reacção do secretário-geral do PAICV, Julião Varela, face a demissão de Jorge Tolentino do cargo de chefe da Casa Civil da Presidência da República, no âmbito de uma conferência de imprensa proferida sobre o Orçamento de Estado 2025, na cidade da Praia.

Segundo justificou, o pedido de demissão do chefe da Casa Civil surgiu porque ele entende que não há condições para continuar a desempenhar, de forma eficiente, a função da qual foi confiada.

Instado sobre irregularidades detectadas no relatório de inspecção administrativa e financeira à Presidência da República, que exigiu a devolução aos cofres do Estado de mais de cinco mil contos, que terão contribuído para o pedido de demissão, Julião Varela realçou que há uma atitude que fica registada que é a devolução dos recursos.

A este propósito, o secretário-geral do principal partido da oposição reafirmou que os montantes pagos pela Presidência da República não eram ilegais, nem injustos, porque todo o processo era do conhecimento da Administração Pública e, inclusive, do Tribunal de Contas.

“(…) agora é aguardar a decisão dos órgãos competentes, neste caso, o Ministério Público, para aquilatar e se fazer um juízo completo de toda a situação”, argumentou.

Na sequência do pedido de demissão de Jorge Homero Tolentino Araújo, que exercia a função de chefe da Casa Civil desde 2021, o Presidente da República nomeou Avelino Bonifácio Fernandes Lopes para assumir o cargo.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 20 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 19 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 17 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos