A ministra das Infraestruturas anunciou esta terça-feira que uma equipa técnica irá avaliar os danos causados pelo mau tempo no cais da Preguiça e apresentar soluções tanto para uma intervenção de emergência quanto para uma reconstrução a longo prazo.
Eunice Silva falava à imprensa à margem de uma visita efetuada à localidade da Preguiça, município da Ribeira Brava, São Nicolau, para constatar os danos provocados pela onda tropical que atingiu o país.
“Nós poderemos ter duas situações: uma de intervenção de emergência, para permitir que a actividade no cais, pelo menos a parte da pesca funcione e, nesse caso, seria uma intervenção mais curta, mas podemos pensar numa solução duradoura, de longo prazo, que também vai requerer estudos mais aprofundados e recursos maiores”, destacou.
Acrescentou ainda que tudo vai depender daquilo que os técnicos proporem e daquilo que o Governo entender avaliar no sentido da intervenção de emergência ou de uma intervenção de longo prazo.
Relativamente às famílias que vivem no “casarão” e que tiveram de ser realojadas no centro comunitário, no dia da passagem da onda tropical, a governante garantiu que estão contempladas no programa do Governo que está em curso e que dentro de dois ou três meses as obras das moradias e habitações sociais deverão ficar prontas e essas famílias vão ser realojadas.
Por outro lado, afiançou que a estrada do Carriçal sofreu alguns cortes, tendo localidade ficado isolada, mas neste momento a situação já foi reposta.
Eunice Silva sublinhou ainda que a estrada que vai de Juncalinho até Carriçal está em processo de concurso, no quadro do projecto Conectividade.
A ministra indicou e que no dia 29 deste mês os empreiteiros apresentarão as suas propostas e que Governo espera arrancar com as obras no mês de Janeiro de 2025.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments