Um encontro realizado terça-feira com as famílias beneficiárias do programa de rendimento social de inclusão marcou o arranque de uma campanha de sensibilização contra a dengue e violência baseada no género (VBG) no município do Porto Novo.
A iniciativa é da edilidade porto-novense que, através de uma nota informativa, explica que a actividade, que tem a parceria da Delegacia de Saúde do Porto Novo, visa “sensibilizar e manter as famílias informadas sobre esses dois assuntos que, infelizmente, marcam a atualidade” na ilha de Santo Antão.
“Atendendo que Santo Antão começou a registar os primeiros casos de dengue e tendo em conta a ocorrência alguns casos de VBG no município do Porto Novo, que resultaram em perdas de vidas humanas, é crucial sensibilizar e manter as famílias informadas sobre esses dois assuntos”, avança a mesma fonte.
Conforme o mais recente boletim epidemiológico sobre a dengue emitido pelo Ministério da Saúde, a ilha de Santo Antão regista nesta altura cinco casos confirmados e seis casos suspeitos.
Em relação à VBG, o município do Porto Novo já dispõe de uma casa para abrigar as vítimas, informou a câmara municipal, precisando que o espaço oferece “refúgio seguro, o apoio psicológico e a orientação legal na justiça necessária para que as vítimas possam reconstruir as suas vidas com dignidade”.
“A VBG continua a ser uma realidade dolorosa para muitas pessoas do nosso município, afectando não apenas a saúde física, mas também a mental e emocional”, explicou a mesma fonte, referindo-se a casos com finais trágicos que já aconteceram neste concelho.
Em toda a ilha de Santo Antão, 1.119 famílias em situação de extrema pobreza beneficiam, actualmente, do programa sobre rendimento social de inclusão, das quais 673 pertencem ao concelho de Porto Novo.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments