O ministro da Educação anunciou hoje a aprovação da atribuição de uma subvenção a Cabo Verde no montante de cinco milhões de dólares para reforma e reestruturação do sistema de ensino pré-escolar e consolidação da reforma do primeiro ciclo.
Amadeu Cruz falava durante o primeiro debate parlamentar do mês de Outubro, explicando que a reforma tem na óptica o reforço da inclusão e qualidade educativa e consolidar as reformas iniciadas pelo Governo no primeiro ciclo escolar.
De acordo com Amadeu Cruz, o Governo tem-se empenhado na reestruturação do ensino superior e na procura de soluções de proximidade como respostas às necessidades locais e regionais de formação e emprego através da consolidação das universidades públicas e alargamento para as outras ilhas.
O ministro lembrou que foi realizada pela Agência Reguladora do Ensino Superior a avaliação institucional de todas as universidades, avançando que o relatório está a servir de base para o lançamento de concurso para contratação de assistência técnica de revisão dos regimes jurídicos das instituições de ensino superior e reformatação do sistema de financiamento.
Segundo Amadeu Cruz, a taxa de alfabetização no ensino superior situa-se em 23 por cento (%), cerca de 3.700 estudantes beneficiam dos programas de bolsa de estudos, estando 10 mil alunos inscritos actualmente.
“Todas estas reformas em andamento têm subjacente o papel fundamental dos professores, sendo escorar a centralidade do aluno como foco principal de toda acção educativa” justificou, realçando que a educação constitui prioridade nacional.
De acordo com o governante, assumiu-se a missão de realizar reformas educativas alinhado aos sistemas mais especializados e robustos com objectivo de formar cidadãos preparados para integrar o sistema nacional e internacional.
Amadeu Cruz lembrou a conclusão da reforma curricular com resultados, indicando que demonstraram melhorias na qualidade dos indicadores e dados consolidados de 2022 e 2023 a confirmar uma taxa de cobertura de 86,4% no pré-escolar e uma taxa de escolarização acima de 99% no básico e 75% no secundário.
Por conseguinte, explicitou, a taxa de aprovação de 83,2% no básico e 74,8% no secundário reflecte a tendência da redução consistente de reprovação e abandono escolar.
Amadeu Cruz lembrou, igualmente, a política de acção social e escolar através do qual tem se produzido e distribuído manual de baixo custo, com funcionamento das cantinas escolares, e isenção das propinas do primeiro ao 12º ano.
Estas políticas culminaram, disse, na redução da taxa de abandono escolar que se situa em 0,8% no básico e 1,5% no secundário comparado com 6,1% em 2016.
Consolidar a implementação do sistema de avaliação das aprendizagens do ensino básico e secundário este ano, criando condições para integração paulatina do sistema educativo e processando a mobilização de meios e competências técnicas para aplicação da avaliação do peso escolar no contexto cabo-verdiano, foram outras apostas mencionadas pelo governante.
Amadeu Cruz evidenciou que o Governo reconhece e valoriza o distinto papel de educar, com resultados para o país que se traduzem na alta taxa de alfabetização, explicada pelo zelo dos professores e o compromisso para com a formação.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments