O antigo Presidente cabo-verdiano Pedro Pires recebe hoje o doutoramento 'honoris causa' da Universidade do Mindelo, no arquipélago, pelo papel que assumiu na construção do país, anunciou a instituição.
“O ato solene constitui um reconhecimento público do contributo ímpar de Pedro Pires para a libertação, construção e afirmação do Estado de Cabo Verde” e “evoca a trajetória de resistência, visão estratégica e dedicação à causa nacional”, referiu o chefe de Estado José Maria Neves.
A cerimónia marcada para as 17:00 (19:00 em Lisboa) na ilha de São Vicente, está enquadrada nas comemorações dos 50 anos de independência de Cabo Verde.
António Sampaio da Nóvoa será responsável pelo elogio académico, enquanto o escritor e advogado Germano Almeida será o padrinho de Pedro Pires.
O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, vai presidir à cerimónia.
“O ato solene constitui um reconhecimento público do contributo ímpar de Pedro Pires para a libertação, construção e afirmação do Estado de Cabo Verde” e “evoca a trajetória de resistência, visão estratégica e dedicação à causa nacional”, referiu o chefe de Estado.
Pedro Pires nasceu na ilha do Fogo, em 29 de abril de 1934, foi Presidente (2001-2011) e primeiro-ministro logo após a independência e até à abertura à democracia (1975-1991), mas é habitualmente designado “comandante”.
Entrou na Faculdade de Ciências de Lisboa e cumpria o serviço militar quando, em 1961, aos 27 anos, abandonou Portugal clandestinamente, para se juntar à luta pela libertação da ditadura colonial.
Privou com Amílcar Cabral e rapidamente chegou a líder militar na guerra na Guiné-Bissau.
Retirado da política ativa desde 2011, após o segundo mandato presidencial, dedica-se atualmente à Fundação Amílcar Cabral (FAC) e ao seu Instituto Pedro Pires (IPP) para a Liderança, promovendo eventos e disponibilizando na Internet vários documentos dos seus arquivos.
Entre outras distinções, foi laureado com o prémio Mo Ibrahim de boa governação em África, em 2011.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Report
My comments