quinta-feira, 07 dezembro 2023

P POLÍTICA

Porto Novo/Educação: Líder do PAICV alerta para o “problema grave” dos alunos de Chã de Norte

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O primeiro secretário do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) no Porto Novo, em Santo Antão, alertou hoje para o “problema grave” dos anos da localidade de Chã de Norte, no interior deste município.

Em causa, segundo Jairson Tavares, a “falta de transporte escolar” para os 14 estudantes da comunidade que, para poderem assistir aulas na Escola Secundária António Silva Pinto, na Ribeira das Patas, têm de se levantar às 03:00, enfrentar um percurso a pé de quatro quilómetros e regressar à casa somente às 16:00.

Dos 14 alunos, apenas cinco estão a conseguir assistir às aulas “porque falta o transporte escolar”, que é uma responsabilidade da Câmara Municipal do Porto Novo e do Ministério da Educação, explicou o líder do PAICV, em conferência de imprensa.

“Esta situação acontece todos os anos, porque a Câmara Municipal do Porto Novo tem seis meses de dívidas para com a viatura que assegura o transporte dos alunos, o que está a pôr em causa o regresso dos alunos às aulas”, notou Jairson Tavares.

Trata-se de “um problema recorrente e grave”, no entender deste responsável, que apelou à autarquia porto-novense e ao Governo para resolverem “de uma vez por todas a situação” que está a privar essas crianças de um direito constitucionalmente garantido, ou seja, o acesso à educação.

O primeiro secretário do PAICV mencionou ainda a queda de pedras na estrada de acesso ao Alto Mira, “uma situação extremamente gritante” que está a condicionar a vida da população, avançou, considerando que os habitantes deste vale “se sentem abandonados” pela autarquia e pelo Governo.

Jairson Tavares acusou, por isso, o actual executivo camarário de governar o município do Porto Novo “sem estratégias” e de não estar interessado na resolução dos problemas dos munícipes.

 

 

A Semana com Inforpress 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Indeferente Personalizado
1 month

Os professores merecem o respeito de todos nós, pois são eles os responsáveis por termos uma sociedade educada

Jose Rodrigues
1 month

Este novo site, possui um design harmonioso que facilita a comunicação e a leitura devido a sua responsividade

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana@gmail.com
asemana.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 | 993 28 23 | 9727634
Contacte - nos

Outras Referências