quarta-feira, 13 novembro 2024

PM anuncia que vai auscultar "brevemente" partidos políticos sobre a data das eleições autárquicas 2024 - Vozes da oposição criticam atraso no processo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
 

O primeiro-ministro adiantou hoje que o Governo vai auscultar "brevemente" os partidos políticos sobre a data das eleições autárquicas deste ano. Conforme vozes criticas  dos  partidos da oposição, o executivo de Ulisses Correia e Silva está já a violar a lei com esse atraso  na  marcação  desses eleições- devia acontecer seis meses antes do último ato de empossamento de uma das câmaras muncipais eleitas, que terá ocorrido em Dezembro de  2020. 

Brevemente nós iremos discutir o processo, mas irá acontecer quase seguramente no mês de Agosto ou Setembro”, disse, segundo a Inforpress, o chefe do Governo, que falava aos jornalistas no final da reunião de alto nível com a equipa das Nações Unidas em Cabo Verde.

Questionado sobre a proposta da Comissão Nacional de Eleições (CNE), que sugeriu para Novembro a data da realização das próximas eleições autárquicas em Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva afirmou que a decisão final será tomada depois de ouvir todos os intervenientes deste processo.

Em Março, a CNE defendeu que Novembro é a melhor altura para se realizar as eleições autárquicas, uma vez que Dezembro é um mês festivo e há muita mobilidade dos cidadãos entre as ilhas.

Mas caberá sempre ao Governo fixar a melhor data, sendo que já é conhecida a posição da Comissão Nacional de Eleições”, referiu a presidente da CNE, Maria do Rosário Gonçalves, que falava à margem do encontro nacional das Comissões de Recenseamento Eleitoral.

Conforme os crticos que citam  o Código Eleitoral,  a marcação das eleições autárquicas devem acontecer seis meses antes da data da última  tomadada de posse de uma das câmaras municipais eleitas em 2020. Feitas as contas, o governo  está já a incumprir a lei, já que daqui até Dezembro temos apenas cinco meses, altura que aconteceu o último ato de empossamento de uma das câmaras eleitas. 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
12 hours 53 minutes

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
2 days 11 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
10 days 10 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos