Seis indivíduos com idade entre 18 e 41 anos indiciados da prática de crimes sexuais e maus tratos a ascendentes foram apresentados na segunda-feira, 15, ao Tribunal de São Filipe para primeiro interrogatório.
Os indivíduos, com residências nos municípios de São Filipe e Santa Catarina do Fogo, foram detidos fora de flagrante delito a pedido do Ministério Público, no âmbito da investigação de seis autos de instrução registados na Procuradoria da República da Comarca de São Filipe por factos susceptíveis de integrarem a prática de vários crimes sexuais e maus tratos a ascendentes.
Ao serem submetidos na segunda-feira, 15, ao tribunal para o primeiro interrogatório judicial o juiz aplicou aos cinco indivíduos indiciados da prática de crimes de abuso sexual de crianças com penetração, de agressão sexual na forma tentada e agressão sexual agravada e continuada a proibição de contacto, por qualquer meio ou forma com as menores vitimas, apresentação semanal às autoridades e proibição de saída da ilha do Fogo.
Em relação ao indivíduo indiciado da prática de um crime de maus tratos a ascendentes, o tribunal decidiu aplicar como medida de coação o afastamento da casa de morada de família, proibição de contactar por qualquer meio ou forma com a vítima e apresentação semanal às autoridades.
Os processos continuam ainda em investigação e permanecem em segredo de justiça, segundo comunicado do Ministério Público.
Na segunda-feira, num outro processo, o Tribunal da Comarca de São Filipe iniciou o julgamento de um caso de tráfico de drogas através de um juízo colectivo constituído pelos juízes das comarcas da Brava e Mosteiros e um outro vindo do Tribunal da Praia e dois procuradores da República, um dos quais da cidade da Praia.
O caso remonta a Fevereiro de 2023 quando a Polícia Judiciária deteve em flagrante delito dois homens e uma mulher suspeitos de tráfico de drogas de alto risco e apreendidos 11 gramas de cocaína e 281 gramas de cannabis.
Tudo ocorreu na sequência do cumprimento de mandados de buscas emitidos pelo Tribunal Judicial da Comarca da Praia, em residências localizadas nas zonas de Xaguate e Fonte Aleixo, subúrbios da cidade de São Filipe.
Os dois indivíduos do sexo masculino estão desde a data em prisão preventiva, mas na sequência das investigações mais pessoas foram envolvidas no referido caso.
Dada a complexidade, a audiência do julgamento do caso, que começou na segunda-feira, 15, vai continuar hoje e só termina na quarta-feira, 18.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments