domingo, 06 julho 2025

Dia Mundial da População: Taxa de fecundidade em Cabo Verde baixa para 2.2 filhos por mulher

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A população cabo-verdiana, considerada jovem, tem uma tendência para o envelhecimento a partir de 2052, face à taxa de fecundidade actualmente nos 2.2 filhos por mulher, aponta o Relatório sobre a Situação da População Mundial.

O perfil do dividendo democrático do relatório divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA, na sigla em inglês), considera que a janela de oportunidade de Cabo Verde vai até 2050/52, altura em que “a projecção deixa de estar tão jovem face a sua redução considerável de taxa de fertilidade que desce de sete filhos por mulher para 2.2”.

De acordo com o documento, divulgado para assinalar o 11 de Julho, Dia Mundial da População, a taxa de fecundidade de Cabo Verde “demonstra alguma evolução não tão positiva do ponto de vista demográfico”, já que o país está na linha dos países em desenvolvimento.

Para a UNFPA, os dados apresentados apontam para uma tendência da população envelhecida daqui há alguns anos no país, o que acarreta gastos para previdência social, relativamente à problemática da saúde e pessoas que actualmente estão no desemprego jovem, mas que daqui há alguns anos não serão jovens, com sobrecarga do desemprego.

“Temos de nos começar a reflectir como é que nós devemos posicionar para esse fenómeno, porque vamos ter daqui a alguns anos uma população envelhecida”, refere o Fundo das Nações Unidas para a População, UNFPA, que considera importante a inclusão de todos, enquanto seres humanos, sem excepção, na contagem dos dados.

A nível global, o relatório denominado "Vidas entrelaçadas, fios de esperança: acabar com as desigualdades na saúde e nos direitos sexuais e reprodutivos", destaca o impacto contínuo do racismo, do sexismo e de outras formas de discriminação no progresso da saúde sexual e reprodutiva das mulheres e raparigas.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
2 days 20 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 3 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
3 days 14 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos