A ONU em Timor-Leste disponibilizou cerca de 1,8 milhões de euros para apoio de emergência em alimentos, água e assistência agrícola a seis municípios do país afetados pelo El Niño, segundo um comunicado à imprensa.
O apoio de emergência, de dois milhões de dólares (1,8 milhões de euros), foi disponibilizado pelo Fundo Central de Resposta a Emergências da ONU e vai ser implementado pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Programa Alimentar Mundial (PAM).
“O apoio faz parte dos esforços da ONU para mitigar os efeitos do El Niño em Timor-Leste. É uma intervenção estratégica concebida para apoiar as famílias vulneráveis, incluindo mulheres grávidas e mulheres que amamentam, bem como agricultores, garantindo que recebem o apoio necessário para resistir aos impactos negativos do El Niño”, afirmou a coordenadora residente da ONU em Timor-Leste, Funmi Balogun.
“A assistência financeira vai permitir apoiar diretamente 45 mil pessoas e beneficiar outras 245 que enfrentam insegurança alimentar e nutricional aguda, escassez de água e rendimentos agrícolas fracos”, refere o comunicado.
O apoio vai abranger os municípios de Lautém, Bobonaro, Liquiçá, Ermera, Manufahi e Covalima, que, segundo a ONU, têm as taxas mais “elevadas de atraso no crescimento infantil e insegurança alimentar”.
Desde setembro de 2023, o fenómeno climático El Niño tem provocado atrasos na queda de chuva ou inundações repentinas, prejudicando a principal época de produção agrícola em Timor-Leste, o que tem afetado não só o rendimento dos agricultores, mas também a disponibilidade de alimentos a muitas pessoas nas zonas rurais.
A Semana com Lusa
15 de Fevereiro de 2024
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments