sábado, 22 março 2025

Moçambique vai importar mais de um milhão de vacinas contra febre aftosa

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Governo moçambicano vai importar mais de um milhão de vacinas contra a febre aftosa para responder aos surtos já confirmados em alguns distritos no centro do país, anunciou fonte oficial.

“Estamos a adquirir um milhão de vacinas no Botsuana, em resposta à eclosão da doença, que até agora continua circunscrita a alguns distritos da província de Tete [centro de Moçambique]. Esperamos que cheguem em alguns dias”, explicou o diretor nacional de Desenvolvimento Pecuário, Américo da Conceição, citado hoje pelo diário Notícias.

Segundo escreve Lusa, As autoridades moçambicanas pretendem administrar as vacinas em cerca de 500 mil bovinos em áreas de risco, numa altura em que os países da África Austral enfrentam um surto da “estirpe O” da febre aftosa, referiu Américo da Conceição.

A operação está orçada num total de cinco milhões de dólares (4,9 milhões de euros) proveniente do Orçamento do Estado e ocorre num momento em que países vizinhos de Moçambique sentem o impacto do surto, como é o caso da África do Sul, que decidiu recentemente interditar a movimentação de animais em todo território por 21 dias.

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa para os ruminantes e suínos, causada por sete serótipos do vírus do género "Aphtovirus".

A febre afeta a produção animal, mas não tem repercussões na saúde pública e é endémica em vários pontos do mundo, nomeadamente no Médio Oriente, África, Ásia e América Central e do Sul, cita a mesma fonte.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Comandante JMN
2 days 14 hours

Ah, pois claro, porque nada grita diplomacia de alto nível como um telefonema entre Zelensky e Trump, onde um pede para sabe ...

JMN
3 days 11 hours

O que acontece hoje na Faixa de Gaza é o resultado de décadas de decisões políticas desastrosas e manipulações de potê ...

janira caipira
4 days 9 hours

Meu caro, essa ideia de que as mulheres governam melhor porque têm "sensibilidade" e "não matam os filhos dos outros" é um ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos