sexta-feira, 12 setembro 2025

I INTERNACIONAL

Brasil/Justiça: Jair Bolsonaro condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi condenado a 27 anos e três meses de prisão após ser considerado culpado por tentar um golpe para permanecer no poder após perder as eleições de 2022.

 

O julgamento tem sido acompanhado por uma sociedade dividida, com pessoas que apoiam o processo contra o ex-presidente, enquanto outras saíram à rua para manifestar apoio ao próprio Bolsonaro.O julgamento do antigo presidente de extrema-direita ganhou nova atenção depois de Donald Trump ter relacionado a imposição de uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros importados com a situação jurídica do seu aliado, considerando o julgamento uma "caça às bruxas".

 

 

Um painel de juízes do Supremo Tribunal Federal brasileiro proferiu a sentença contra Bolsonaro na quinta-feira, numa decisão que deverá aprofundar as divisões políticas. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já havia chamado o processo judicial contra Bolsonaro de ”caça às bruxas”.

Quatro dos cinco juízes consideraram Bolsonaro culpado de liderar um golpe com o objetivo de mantê-lo no poder após ter perdido as eleições de 2022 para o seu rival de esquerda, Luiz Inácio Lula da Silva. Um votou pela sua absolvição.

O ex-presidente de 70 anos está atualmente em prisão domiciliar, conforme ordem do juiz Alexandre de Moraes, de 5 de agosto, por violar a proibição de mensagens políticas.

Os advogados de Bolsonaro consideraram a sentença ”absurdamente excessiva” e prometeram apresentar um recurso. O ex-presidente, que negou qualquer irregularidade, não compareceu pessoalmente à audiência no tribunal, optando por enviar os seus advogados em seu lugar.

Na quarta-feira, o juiz Luiz Fux votou contra a condenação de Jair Bolsonaro, considerando que não havia indícios suficientes na denúncia da Procuradoria-geral da República. Fux pediu mesmo a nulidade do processo contra o antigo presidente do Brasil, defendendo que o Supremo Tribunal não era competente para julgar o caso, visto que Jair Bolsonaro já não é presidente.

Já esta quinta-feira, a juíza Cármen Lúcia votou alinhada com o relator do processo, Alexandre de Moraes, e Flávio Dino, que votaram pela culpabilidade do antigo presidente do Brasil.

Bolsonaro condenado 2

Sociedade brasileira dividida

O julgamento tem sido acompanhado por uma sociedade dividida, com pessoas que apoiam o processo contra o ex-presidente, enquanto outras saíram à rua para manifestar apoio ao próprio Bolsonaro.

O julgamento do antigo presidente de extrema-direita ganhou nova atenção depois de Donald Trump ter relacionado a imposição de uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros importados com a situação jurídica do seu aliado, considerando o julgamento uma "caça às bruxas".

Observadores dizem que os EUA podem anunciar novas sanções contra o Brasil após o julgamento, enfraquecendo ainda mais as frágeis relações diplomáticas entre os dois países.

Apesar dos seus problemas legais, Bolsonaro continua a ser um poderoso protagonista político no Brasil.

O político de extrema-direita já tinha sido proibido de concorrer a cargos públicos até 2030, em virtude de um outro caso judicial. Espera-se que escolha um sucessor que provavelmente desafiará o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições do próximo ano.

A decisão pode levar os legisladores aliados de Bolsonaro a procurarem uma amnistia para o antigo presidente no Congresso.

"É muito semelhante ao que tentaram fazer comigo", diz Trump

"É muito surpreendente que isto tenha acontecido. É muito semelhante ao que tentaram fazer comigo", disse esta sexta-feira o presidente norte-americano Donald Trump, em referência aos seus próprios problemas legais no passado, que tem classificado como "uma caça às bruxas", sugerindo motivações políticas e instrumentalização da Justiça pelo seu antecessor. 

"Conheci [Bolsonaro] como presidente do Brasil. Era um bom homem", acrescentou Donald Trump à imprensa.

 

A Semana com Euronews 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 6 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 12 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
5 days 16 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos