O Presidente da República, José Maria Neves vai estar presente na XV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), marcada para o dia 18, a ter lugar na Guiné-Bissau. Antes da sua deslocação aquele país irmão, o Chefe de Estado cumprirá uma intensa agenda no Senegal, que começa a partir desta quarta-feira até o dia seguinte, 17 de julho.
Antes da sua viagem a Guiné-Bissau, Neves cumprirá uma agenda no Senegal, nos dias 16 e 17 de julho, no quadro do reforço das relações bilaterais entre os dois países e da promoção de parcerias estratégicas com impacto positivo na inserção de Cabo Verde na região da África Ocidental. Em Dakar, o Presidente da República será recebido pelo seu homólogo senegalês, Bassirou Diomaye Faye, com quem manterá um encontro de trabalho destinado ao estreitamento das relações políticas, económicas e culturais entre os dois países.
Conforme explica a Presidência da República em nota de imprensa remetida ao Asemanaonline, a cimeira da CPLP visa aprofundar estratégias conjuntas de cooperação, promover o desenvolvimento sustentável e reforçar a soberania alimentar na comunidade lusófona.
Avança ainda a mesma fonte que durante o encontro a Guiné-Bissau assumirá a presidência rotativa da CPLP, sucedendo à República Democrática de São Tomé e Príncipe, e será eleito o novo Secretário Executivo da organização.
Com o lema “A CPLP e a Soberania Alimentar: Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável”, a presidência guineense pretende reflectir a urgência global em garantir a segurança nutricional, através de políticas integradas e solidárias entre os Estados-membros.
Segundo informações disponibilizadas pela organização, além dos países que integram a CPLP, a XV Cimeira contará com a participação de Estados observadores e entidades internacionais que atuam nas áreas de alimentação, desenvolvimento e cooperação, promovendo um espaço de diálogo multilateral e iniciativas conjuntas, com vista à construção de soluções inclusivas e duradouras.
Visita de Estado a Senegal
Antes da sua viagem a Guiné-Bissau, Neves cumprirá uma agenda no Senegal, a paritr desta quarta-feira até o dia seguinte, 17 de julho, no quadro do reforço das relações bilaterais entre os dois países e da promoção de parcerias estratégicas com impacto positivo na inserção de Cabo Verde na região da África Ocidental.
Em Dakar, o Presidente da República será recebido pelo seu homólogo senegalês, Bassirou Diomaye Faye, com quem manterá um encontro de trabalho destinado ao estreitamento das relações políticas, económicas e culturais entre os dois países.
A agenda no Senegal inclui ainda um encontro com a comunidade cabo-verdiana residente naquele país, numa linha de continuidade com as acções que José Maria Neves vem promovendo, com vista à valorização e mobilização da diáspora cabo-verdiana para uma participação crescente e qualificada no desenvolvimento do país.
Consta ainda na sua agenda, uma visita, enquanto Champion da Preservação do Património Natural e Cultural de África, a locais emblemáticos da memória africana, como a Ilha de Gorée — Património Mundial da UNESCO e um dos símbolos do legado da escravatura, à semelhança de Cidade Velha — e ao Museu das Civilizações Negras, importantes espaços de reflexão sobre identidade, resistência e afirmação cultural.
O Chefe de Estado visitará também a cidade de Thiès, onde reside uma expressiva comunidade cabo-verdiana, reforçando os laços históricos que unem os dois povos.
Terms & Conditions
Report
My comments