sábado, 13 setembro 2025

I INTERNACIONAL

Congresso do maior partido da oposição cabo-verdiana arranca sexta-feira

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O 18.º Congresso Nacional do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), na oposição, realiza-se entre sexta-feira e domingo, na capital cabo-verdiana, Praia, com cerca de 500 delegados do país e da diáspora, anunciou o partido.

 

Um dos momentos-chave será a eleição do novo conselho nacional, órgão máximo entre congressos, que depois escolherá a comissão política e o secretariado-geral.

 

Este será o primeiro congresso após as eleições autárquicas de dezembro de 2024 em que o PAICV venceu na maioria das câmaras (15 dos 22 municípios), operando uma reviravolta que galvanizou os militantes para enfrentar o Movimento para a Democracia (Mpd, no poder) nas legislativas do próximo ano.

Francisco Carvalho reforçou, na altura, a votação na Câmara da Praia e lançou-se para a liderança do partido, que venceu a 25 de maio (com quase 62% dos votos), tendo em mira a candidatura a primeiro-ministro, em 2026.

O deputado Clóvis Silva disse, na segunda-feira, que a preparação do congresso - a realizar nas instalações da Universidade de cabo Verde (UniCV) - está a decorrer "com normalidade", aguardando-se a chegada dos delegados da diáspora.

Um dos momentos-chave será a eleição do novo conselho nacional, órgão máximo entre congressos, que depois escolherá a comissão política e o secretariado-geral.

Francisco Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Praia, sucede a Rui Semedo na presidência do partido.

Além dos delegados eleitos internamente, a 25 de maio (a maioria pela lista de Francisco Carvalho), participam no congresso representantes do grupo parlamentar, presidentes de órgãos regionais, autarcas filiados, primeiros secretários dos setores e delegados da Juventude e da Federação das Mulheres do PAICV, ambos com 10% do total.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 18 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
6 days

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
6 days 4 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos