sábado, 19 julho 2025
enfrdeitptes

I INTERNACIONAL

São Vicente: Plataforma das Comunidades Africanas assinala Dia de África com actividades culturais

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Plataforma das Comunidades Africanas residentes em São Vicente celebra o Dia de África, assinalado neste domingo, 25, com actividades culturais para demonstrar costumes do continente africano, mas também para aproximação com a população são-vicentina.

 

O 25 de Maio marca e celebra o dia em que 32 chefes de Estado de países africanos se reuniram, em 1963, na Etiópia e criaram a Organização da Unidade Africana (OUA) com o objectivo de defender uma África unida, independente e emancipada, responsável pelo seu próprio destino.A União Africana (UA) sucedeu à OUA, em 2002, com vista a criar maior proximidade entre os povos Africanos, em prol da democracia, dos direitos humanos, desenvolvimento e progresso em África.

 

Quem o diz é o presidente da plataforma, Djibril Ndiaye, que adiantou terem em mente fechar, no domingo, o espaço do Mansa Floating, no Mindelo, para um momento de convivência, demonstrações de gastronomia, moda e outras actividades culturais.

A mesma fonte avançou à Inforpress que pretendem dar a conhecer mais ainda as comunidades africanas residentes em São Vicente, cuja integração, asseverou, melhora a cada dia.

“No início foi tudo mais difícil por causa do choque cultural, mas hoje com diálogo, com a troca de experiência, os africanos do continente estão a sentir-se mais em casa”, considerou Djibril Ndiaye.

Por isso, a necessidade de promover cada vez mais momentos de confraternização, como o evento marcado para o Dia de África e que deverá contar com entidades cabo-verdianas como a câmara e a assembleia municipais, a Alta Autoridade para Emigração, entre outras.

O 25 de Maio marca e celebra o dia em que 32 chefes de Estado de países africanos se reuniram, em 1963, na Etiópia e criaram a Organização da Unidade Africana (OUA) com o objectivo de defender uma África unida, independente e emancipada, responsável pelo seu próprio destino.

A União Africana (UA) sucedeu à OUA, em 2002, com vista a criar maior proximidade entre os povos Africanos, em prol da democracia, dos direitos humanos, desenvolvimento e progresso em África.

Estima-se que Cabo Verde acolhe, por via da imigração, aproximadamente 14.737 imigrantes, sendo a grande maioria (71%), proveniente de outros países africanos, de acordo com informações da Alta Autoridade da Emigração.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

jorge lopes
1 day 12 hours

Chega de tretas. A sério. Este teatrinho de acusações sobre “manuais secretos”, “estratégias de guerra suja” e � ...

djonsa
2 days 5 hours

Ah, estas megaoperações com nome pomposo — “Plano Operacional Verão 2025 em Segurança” — são mesmo o equivalente ...

jl
2 days 11 hours

E lá vêm eles outra vez com os planos públicos de “segurança”, com nomes sonantes como “Verão Seguro 2025”, chei ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos