sábado, 13 setembro 2025

I INTERNACIONAL

Governo dos EUA admite sanções contra juiz brasileiro 'inimigo' de Musk e Bolsonaro

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O secretário de Estado norte-americano admitiu esta quinta-feira haver uma forte possibilidade de aplicar sanções contra o juiz do Supremo Tribunal brasileiro Alexandre de Moraes, conhecido como inimigo número um do bolsonarismo e que já teve embates com Elon Musk.

Questionado numa audição no Congresso sobre se a administração Trump estava a considerar sanções contra Alexandre de Moraes, Mark Rubio respondeu: “Isso está agora a ser revisto, e é bem possível que venha a acontecer”.

Em particular, Washington acusa-o de impedir a liberdade de expressão através de restrições nas redes sociais.

Os embates entre a plataforma X e o Supremo Tribunal Federal brasileiro atingiram o clímax em agosto do ano passado, quando a rede social foi bloqueada no Brasil, por ordem de Alexandre de Moraes, devido à recusa da plataforma em cumprir ordens judiciais.

A empresa, que tem como principal acionista o bilionário Elon Musk, também fechou o escritório no país e chegou a operar sem um represente legal, o que é vedado pela legislação brasileira.

Musk acusou pessoalmente Moraes de ser um "ditador de toga" e incentivou manifestações pedindo a destituição do juiz.

Pouco mais de um mês após o bloqueio, a empresa recuou, pagou multa de 28,6 milhões de reais (4,7 milhões de euros) e prometeu respeitar as decisões dos tribunais brasileiros.

O juiz também ordenou o bloqueio da plataforma de vídeo Rumble, popular entre os conservadores americanos, por não ter cumprido as ordens judiciais.

Para além disso, Alexandre de Moraes é o juiz  relator do caso na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal no julagmento sobre a tentativa de golpe de Estado contra Lula da Silva que terá tido Jair Bolsonaro como mentor. 

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
4 days

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
6 days 5 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
6 days 10 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos