sábado, 19 abril 2025

I INTERNACIONAL

Confiança dos consumidores cabo-verdianos fechou 2024 em queda

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A confiança dos consumidores cabo-verdianos chegou ao fim de 2024 em queda, mas a revelar otimismo quanto ao ano que decorre, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) do arquipélago.

 

Sobre outras questões colocadas pelo INE, a maioria continua a referir, tal como nos inquéritos anteriores, que não há condições para poupar, ou comprar carro ou casa.

 

 

O indicador de confiança do consumidor “continuou com a mesma tendência descendente observada no terceiro trimestre de 2024”, mas situou-se “acima da média da série, realçando alguma confiança nas famílias cabo-verdianas”, lê-se nos resultados do Inquérito de Conjuntura nas Famílias.

O boletim do INE regista até “uma evolução positiva” do indicador quando comparado com o período homólogo - 15 pontos no quarto trimestre de 2024, mais um que no mesmo período de 2023, que equivale à média da série.

De acordo com os inquiridos, para os próximos 12 meses [ano de 2025], tanto a situação financeira das famílias como a situação económica do país deverão evoluir positivamente, face ao trimestre homólogo”. 

As famílias acreditam que “os preços dos bens e serviços deverão aumentar, enquanto o desemprego deverá diminuir, face ao trimestre homólogo”.

Sobre outras questões colocadas pelo INE, a maioria continua a referir, tal como nos inquéritos anteriores, que não há condições para poupar, ou comprar carro ou casa.

O inquérito é representativo do país, com recolha na Praia, Santa Catarina, São Vicente e Sal, na primeira quinzena do fim de cada trimestre.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

luis abreu
9 days 1 hour

continue assim sr. ministro demorou sim demorou mas nunca é tarde para é nossa terra de esperança bem haja Jorge Figueired ...

Guineense
9 days 23 hours

Ah pois, claro... a Guiné-Bissau não tem patrulheiros com mais de 20 metros, não consegue controlar a pesca ilegal na sua ...

Cuxim
9 days 23 hours

Perante o que está a acontecer em São Vicente, é impossível manter-se calado. A população mindelense está literalmente ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos