sábado, 19 abril 2025

I INTERNACIONAL

Suspensão das directas do PAICV: Nuias Silva demarca-se da polémica e apela para unidade e serenidade dos militantes

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Em conferência de imprensa promovida  na cidade de São Filipe,  Nuias Silva, candidato à  liderança do PAICV, demarcou-se da polémica criada com o  pedido do militante   Jorge Lopes que resultou na decisão do Tribunal Constitiucional de suspender as directas que deveriam, neste domingo, escolher um novo lider do partido, ao mesmo tempo que apela a todos os militantes para colocarem em primeiro plano o que lhes une e aguardarem com a serenidade a decisão do TC. Silva defende que o Congresso é o órgão próprio para se derrimir   disensos, corriger erros e normas, avisando que qualquer outra forma de agir cria trinheiras entre os membros e descredabiliza o «grande PAICV» como um património de Cabo Verde.

 

 

O PAICV é um Partido Grande, resiliente, já ultrapassou muitos momentos difíceis e saberá ultrapassar mais este, se mantivermos juntos e unidos em torno do que nos congrega. O futuro do PAICV dependerá da forma como enfrentarmos esta crise, momentânea, mas que será ultrapassada se mantivermos juntos e elevarmos o discurso, a forma como manifestamos as nossas diferenças e apostarmos no diálogo, olhos nos olhos, com o sentido de responsabilidade.

 

 

O político fez questão de contextualizar que a sua  Candidatura optou por não se envolver em nenhuma polémica de Secretaria. «Não fizemos nenhuma reclamação, não promovemos qualquer pedido de impugnação, respeitamos todas as decisões do Conselho Nacional de Jurisdição de Fiscalização, mesmo quando tivemos dúvidas fundadas sobre a sua clareza, justeza e cumprimento dos Estatutos. Estivemos a todo o tempo focados no que realmente era a nossa obrigação: falar com todos os militantes, amigos e simpatizantes, discutir em todas as ilhas e na diáspora, as nossas propostas, ouvir as preocupações das pessoas e mobilizar os militantes para o nosso Projeto».

Diálogo  e serenidade

Nuias Silva anuncia que, a partir de hoje, vai adotar a mesma postura: dialogar, ouvir, ajudar a esclarecer, a contruir pontes de entendimentos, a serenar e apaziguar o clima no interior do PAICV, aguardando serenamente as decisões do Tribunal Constitucional e, de seguida, dos órgãos competentes do PAICV.

Relativamente ao que tem circulado em certos órgãos de comunicação social e nas redes sociais, observou: «Se os órgãos do nosso Partido, interpretando os nossos Estatutos, não conseguiram clarificar todas as situações e dar respostas às dúvidas e aos questionamentos dos militantes, já que os nossos Estatutos preveem o recurso a instâncias externas como o Tribunal Constitucional para a clarificação das águas de determinadas situações, resta-nos colocar em primeiro plano o que nos une e aguardamos serenamente as decisões, confiantes que, mais adiante, estaremos melhor organizados, mais seguros em relação ao que nos tem dividido, que todos os Camaradas que fizeram esta caminhada connosco, poderão retomar os seus projetos e os militantes poderão escolher sem mágoas e ressentimentos o militante que considera melhor preparado para dirigir os destinos do PAICV e apresentar propostas que levarão os cabo-verdianos a sonharem de novo e a acreditar num Cabo Verde melhor a partir do próximo ano de 2026» .

Referindo-se ainda ao caso que culminou com a suspensão  das directas para a escolha do novo lider do PAICV, Nuias Silva espressou. «Não posso deixar de solidarizar-me com todos aqueles que de uma forma ou de outra foram protagonistas ou visados por atitudes e ações que nos conduziram ao desfecho conhecido ontem,28, e dizer-lhes que quero crer que ninguém quis intencionalmente prejudicar o PAICV. A Política é assim, é difícil, é gestão da diferença e nem sempre é uma confrontação serena. Mas acima de tudo, quero incentivar todos, sem exceção, a fazermos tudo o que estiver ao nosso alcance para não criarmos dificuldades desnecessárias ao Partido».

 Congresso e cessação  de ataques nas redes sociais

O candidato «Mais PAICV por Cabo Verde» pediu que todos cumprem os Estatutos do partido e lembrou que só  o Congresso tem poderes para corrir e mudar normas. «Que cumpramos os nossos Estatutos, respeitemos as regras. Se não estivermos de acordo com alguma norma, o Congresso é o lugar próprio para discutirmos e, em consenso, decidirmos como devemos estar no seio do PAICV,  com que regras nos regemos. Qualquer outra forma de estar e agir, não produz bons frutos, cria trincheiras entre nós e descredibiliza o nosso grande PAICV».

 

Dirigindo-se aos seus apiantes, Nuias Silva pede a todos para  serenidade e não  se envolverem em ataques a nenhum militante  nas redes sociais. «Peço aos camaradas, a todos, mas sobretudo àqueles que se declaram apoiantes de Nuias Silva, que não se envolvam em quaisquer tipos de ataques nas redes sociais, a nenhum camarada. Façamos o que é esperado de nós: dialogar, explicar, serenar, apaziguar e ajudar a clarificar todo o que causa angústias e perturbações entre nós».

Recomendação aos órgãos dirigentes e futuro do PAICV

Recomendou, por outro lado, os órgãos do PAICV para  diálogo esclarecedor com todas as estruturas, com todos os militantes e que todos os recursos existentes nos  Estatutos sejam acionados para que todos os nossos dirigentes consigam sentar-se à volta da mesma mesa e dialogar.

Lamentou  o que sucede neste momento e anunciou que a sua candidatura manifesta-se aberta para o diálogo na procura de pontes para construir soluções internas, juntamente com os órgãos do partido e as demais candidaturas.

Terminou a sua comunicação, afirmando estar convencido que o PAICV, como um grande partido, saberá, como em outras ocasiões, ultrapassar este momento dificil. «O PAICV é um Partido Grande, resiliente, já ultrapassou muitos momentos difíceis e saberá ultrapassar mais este, se mantivermos juntos e unidos em torno do que nos congrega. O futuro do PAICV dependerá da forma como enfrentarmos esta crise, momentânea, mas que será ultrapassada se mantivermos juntos e elevarmos o discurso, a forma como manifestamos as nossas diferenças e apostarmos no diálogo, olhos nos olhos, com o sentido de responsabilidade».

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

luis abreu
9 days 1 hour

continue assim sr. ministro demorou sim demorou mas nunca é tarde para é nossa terra de esperança bem haja Jorge Figueired ...

Guineense
9 days 23 hours

Ah pois, claro... a Guiné-Bissau não tem patrulheiros com mais de 20 metros, não consegue controlar a pesca ilegal na sua ...

Cuxim
9 days 23 hours

Perante o que está a acontecer em São Vicente, é impossível manter-se calado. A população mindelense está literalmente ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos