sábado, 19 abril 2025

I INTERNACIONAL

Trump está a causar mais incertezas na economia do que causou covid-19

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) defendeu que as políticas do Governo de Donald Trump nos Estados Unidos estão a causar mais incertezas na economia do que a crise da covid-19 provocou então.

Em entrevista ao Sunday Times, Luís de Guindos disse que a perspectiva da imposição de tarifas aduaneiras pelos Estados Unidos da América (EUA) e a retaliação dos seus parceiros comerciais provoca "muitas incertezas" e torna a situação actual "muito volátil".

"Cada dia uma nova taxa é imposta ou é retirado um imposto anunciado", disse o antigo ministro da economia de Espanha ao jornal britânico, falando da incerteza e instabilidade criada pela administração de Donald Trump.

Desde que regressou à presidência dos Estados Unidos, em Janeiro, Donald Trump lançou uma série de ofensivas comerciais contra os seus parceiros comerciais, por considerar que os Estados Unidos estavam a ser injustiçados no comércio mundial.

Para o número dois do BCE, uma guerra comercial será uma situação em que todos perdem, pois penalizará o crescimento económico pelo aumento dos preços.

A "desregulação" financeira que a administração Trump defende é outra "fonte de incerteza", bem como a redução de impostos sobre os lucros das empresas, que "poderá afectar os fluxos de capitais" entre a Europa e os EUA, estima Luís de Guindos.

Sobre o plano de armamento da Comissão Europeia, que prevê um aumento das despesas dos Estados-membros em defesa para 1,5% do PIB, o espanhol considerou que é "certamente uma decisão na boa direcção," mas que ainda falta conhecer mais detalhes e "uma avaliação precisa do seu impacto na economia".

Apesar deste contexto de incertezas, na entrevista ao Sunday Times, Luís de Guindos disse que o processo de desinflação está a correr bem, mostrando-se confiante de que inflação convergirá de forma duradoura para o objectivo do BCE dos 2% "no final deste ano ou no início do ano próximo".

 

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
18 hours 41 minutes

Mesmo abuso de poder a dois meses eles me cobrou 38 000$00 e aqua nao tinha por dois semana e ninguém estava na casa foi rec ...

JCF
1 day 3 hours

Os aeroportos são, por definição, lugares de chegada e acolhimento. Em Cabo Verde, tornaram-se palcos de exclusão silenci ...

Terra
2 days 9 hours

So agora tem lei para coitados mais nao ha para os politicos onde esta decreto casa de banho publico e agua Nho meste bay jun ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos